Telma afirma que essa melhoria é bem-vinda, mas não resolve as graves falhas no sistema de agendamento de consultas. “A demora para agendamento nas consultas é cada vez maior. Existem casos, como neurologistas, cuja demora passa de um ano”, indigna-se a vereadora.
Presidente da Comissão Parlamentar de Higiene e Saúde, Telma recorda que o agendamento telefônico de consultas na Prefeitura de Santos começou há 30 anos, na Administração Democrática Popular (1989-1992), quando foi chefe do Executivo. “É importante inovar no atendimento, como fizemos naquela época. Mas não adianta atendimento moderno, se o cidadão não consegue fazer a sua consulta. Faz quase dois anos que apresentei uma série de propostas para ampliar a oferta de médicos especialistas que, infelizmente, até agora, não foi atendida”.
AbsenteÃsmoÂ
Recentemente, Telma aprovou um requerimento em que sugere ações ativas da Secretaria de Saúde para evitar o absenteÃsmo, que é a falta no dia da consulta, causado pela própria demora no agendamento e que contribui para o aumento das filas: “os pacientes podem ser contatados por telefone, SMS ou WhatsApp lembrando a data da consulta, como já acontece em muitos consultórios e serviços particulares. Trata-se de mais uma ação para reduzir a fila”, pontua a ex-prefeita.