PUBLICIDADE

Exposição

Casa Martim Afonso recebe exposição “Benedicto Vicentino”

Das paisagens retratadas pelo pintor Benedicto Calixto à trajetória do arquiteto e pintor Paulo Von Poser, que faz sua releitura do trabalho calixtino, em dez obras à base de aquarela sobre tela. Com o tema ‘Benedicto Vicentino’, a exposição acontece na Casa Martim Afonso e segue até 29 de março, sempre de terça a domingo, das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita.

Com resultado surpreendente, as telas de Von Poser conquistaram sua própria história durante o processo de pintura, diante da dinâmica do autor. E mostram o fascínio do artista para com Calixto. Para cada uma das releituras, Von Poser utilizou cópias de fotos feitas pelo próprio Calixto que, entre tantas atividades, também era fotógrafo.

“Olhei e trabalhei muito com as fotos do Benedicto Calixto, para tentar recuperar a história. A partir das cópias fotográficas, que foram reproduzidas das fotos originais e que estão no Museu do Ipiranga (na Capital), produzi o trabalho que ficará exposto aqui na Casa Martim Afonso”.

Durante a vernissage, Von Poser também fez questão de frisar seu respeito a Benedicto Calixto. “A minha aproximação com ele é respeitosa e intensa. Descobri São Vicente tão perto de mim. E essa é uma vivência artística que jamais vou esquecer”.

Segundo o diretor da Casa Martim Afonso, o historiador Marcos Braga, Benedicto Calixto deixou um importante acervo de fotos (negativos originais). Cópias dessas fotos também estão na mostra. “Calixto tem um importante projeto fotográfico, feito há mais de cem anos. E esse material é muito rico, pois Calixto tinha uma forte ligação com a Cidade”.

Para o secretário de Cultura de São Vicente, Fábio Lopez, a exposição ‘Benedicto Vicentino’ coroa a restauração da Casa Martim Afonso. “O Paulo (Von Poser) foi muito feliz em fazer essa releitura do trabalho de Benedicto Calixto, que temos o prazer de expor aqui neste espaço”.

“São belas pinturas, que nos trazem uma perspectiva da nossa Cidade. São Vicente valoriza e sempre valorizará a arte e a Cultura. E nosso orgulho é saber que os vicentinos conhecem e respeitam a história da Cidade”, destacou o Prefeito Pedro Gouvêa

A exposição ‘Benedicto Vicentino’ ocupa todo o salão da Casa Martim Afonso, que fica na Praça 22 de Janeiro, 469, no Centro.

(Foto: Divulgação)