PUBLICIDADE

Exposição

Conheça o Rijksmuseum, em Amsterdã, sem sair de casa

Fique por dentro da Operação Night Watch, inovador projeto de restauração do famoso quadro de Rembrandt

 

Assim como muitos museus pelo mundo, o¬†Rijksmuseum, em Amsterd√£ (Holanda), tamb√©m est√° fechado devido √†s restri√ß√Ķes causadas pela pandemia do novo coronav√≠rus. Mas √© poss√≠vel conhecer suas obras sem sair de casa;

Sob o nome ‚ÄúRijksmuseum Thuis‚Äú, o Rijksmuseum oferece 10 plataformas online diferentes, incluindo a s√©rie ‚ÄúOpera√ß√£o Night Watch‚ÄĚ, sobre a restaura√ß√£o da obra de Rembrandt, que conta com a AkzoNobel como principal parceira.

Na p√°gina da ‚ÄúOpera√ß√£o Night Watch‚ÄĚ, os especialistas explicam, em v√≠deos e artigos, que tipo de pesquisa est√£o fazendo sobre o trabalho mais famoso de Rembrandt.

Lan√ßada em julho de 2019, a opera√ß√£o est√° usando diversas ferramentas e t√©cnicas inovadoras para implementar uma grande investiga√ß√£o e conserva√ß√£o da pintura de Rembrandt, realizada em uma c√Ęmara de vidro especial, no pr√≥prio museu, sob os olhos atentos dos visitantes.

Uma equipe dedicada, formada por pesquisadores, conservadores e restauradores do Rijksmuseum, est√° trabalhando em estreita colabora√ß√£o com especialistas em cores da AkzoNobel, al√©m de museus e universidades da Holanda e do exterior. Conclu√≠da em 1642, a obra de grandes dimens√Ķes foi, originalmente, uma encomenda da Corpora√ß√£o de Arcabuzeiros de Amsterd√£ para decorar o grande sal√£o da Kloveniersdoelen, sede da companhia.

No site do Rijksmuseum tamb√©m √© poss√≠vel fazer um tour multim√≠dia no museu, passando por dezoito obras-primas no ‚ÄúHall of Fame‚ÄĚ, percorrendo as mais recentes imagens em alta resolu√ß√£o e 360¬ļ. A p√°gina interativa sobre a Opera√ß√£o Night Watch tamb√©m foi inclu√≠da, o que significa que h√° muitas hist√≥rias dispon√≠veis sobre o trabalho de Rembrandt e peculiaridades j√° descobertas durante o processo de varredura de cada mil√≠metro da obra com um scanner de fluoresc√™ncia.

Os curadores do Rijksmuseum também estão compartilhando, de suas casas, histórias curtas sobre suas obras de arte favoritas. Os vídeos aparecem nas redes sociais do Rijksmuseum. Já com o Rijksstudio, todos podem ver, baixar e compartilhar cerca de 700.000 objetos da coleção Rijksmuseum de graça e em alta resolução.

Tamb√©m h√° muito conte√ļdo no aplicativo e no YouTube do Rijksmuseum, al√©m de podcasts sobre diversas obras e seus criadores. Para divertir as crian√ßas, h√° materiais como p√°ginas para colorir.

 

Fonte: Catraca Livre

Foto: Agrobacter/iStock