PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Receita apreende 22 t de produtos falsificados no Porto de Santos

Da Redação

A Receita Federal, em ação realizada nesta quarta-feira (29) apreendeu 22 toneladas de produtos contrafeitos, acondicionadas em um contêiner de 40 pés. O diferencial desta operação é que se tratava de uma carga de passagem pelo território nacional, vinda da China, com destino ao porto de Montevidéu, no Uruguai. O material foi apresentado nesta quinta-feira (30).

Equipes da Alf√Ęndega de Santos determinaram a descarga do cont√™iner do navio, para uma fiscaliza√ß√£o mais detalhada. Imagens de esc√Ęner j√° apontavam fortes ind√≠cios de que em seu conte√ļdo seriam encontradas mercadorias contrafeitas, suspeitas que foram confirmadas durante a abertura do cont√™iner.

Foram encontrados t√™nis, camisas de times de futebol (brasileiros e de outros pa√≠ses) e artigos ostentando a marca Louis Vuitton (bolsas, carteiras, porta-moedas), todos prensados em caixas e fardos de forma a se obter a maior quantidade poss√≠vel de mercadorias dentro de um √ļnico cont√™iner.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Al√©m da baixa qualidade verificada nas mercadorias, foram encontrados ind√≠cios de falsa declara√ß√£o de origem. Exemplo: as camisas de futebol, vindas da China, continham a express√£o “MADE IN BRAZIL/PRODUZIDO NO BRASIL/HECHO EN BRASIL”.

Somente no primeiro semestre de 2020 a Alf√Ęndega de Santos j√° apreendeu 782 toneladas de mercadorias irregulares, um aumento de 21% em rela√ß√£o ao mesmo per√≠odo de 2019, que foi de 642 toneladas.

 - REVISTA MAIS SANTOS