4.6 // MASCOTESCOTIDIANO

Vacinação contra a raiva em cães e gatos começa nesta semana em Santos

A partir desta quarta-feira (1°), donos de cães e gatos do Município poderão levar seus animais para a vacinação contra a raiva no posto da Seção de Vigilância e Controle de Zoonoses (Avenida Pinheiro Machado, 580, Marapé). A campanha seguirá até 1° de outubro, de segunda a sexta, das 9h às 16h.

Também estão previstos postos volantes em todas as regiões a partir da segunda quinzena do mês em escolas, supermercados, igrejas e espaços públicos.

De acordo com o Instituto Pasteur, órgão público de referência em raiva no estado de São Paulo, Santos conta com uma população estimada de 41.433 animais (33.300 cães e 8.133 gatos). A meta de cobertura da vacina é de 80% deste público: 33.146 animais (26.640 cães e 6.506 gatos).

Prevenção

A imunização é destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade. A dose injetável é única, exceto para os animais que tomarem a vacina pela primeira vez. Nestes casos, a segunda dose deverá ser aplicada após trinta dias.

“Há mais de 40 anos Santos não registra casos de raiva em humanos, cães e gatos. O vírus da doença está presente no País e, recentemente, tivemos registro em cão de uma cidade do interior de São Paulo. Por isso, é imprescindível a vacinação todos os anos”, explica o chefe da Sevicoz, Marcelo Dias.

 

Foto: Isabela Carrari

saiba antes via instagram @revistamaissantos