PUBLICIDADE

mascotes

Agosto é o mês de vacinação contra a Raiva

Por Pedro Filetti

A Raiva é uma doença viral contagiosa que pode ser contraída por mamíferos, como cães, gatos, morcegos e cavalos. Antes chamada de Hidrofobia que pode ser apenas um sintoma da doença.

Sendo uma zoonose, a Raiva pode ser transmitida para o homem através da mordida do animal ou pela salivação do mesmo em contato com uma ferida.

O mês de agosto é o mês oficial da vacinação contra Raiva. Cães e gatos devem ser vacinados uma vez por ano. Filhotes a partir de três meses já podem receber a vacina, e as fêmeas em gestação devem aguardar o desmame dos filhotes.

Os sintomas da Raiva se apresentam com diversos aspectos, dificultando assim uma padroniza√ß√£o. H√° duas modalidades do v√≠rus; a raiva nervosa ou paral√≠tica que apresenta sintomas como tremores, convuls√Ķes, c√Ęimbras e paralisia, e a segunda modalidade, a raiva agressiva, que deixa o animal af√īnico, sem beber √°gua e agressivo.

As duas podem apresentar estado febril, tremores, v√īmito, apatia e grande quantidade de saliva√ß√£o.

A Raiva não tem cura, é 100% fatal segundo a literatura mais temos 3 casos no mundo que os pacientes sobreviveram, porém com graves sequelas, um deles no Brasil mostrando a força da medicina brasileira. Somente com a vacinação previne-se o animal da doença. Observando-se alguns sintomas, deve-se prender o animal e consultar um veterinário. Jamais soltá-lo ou matá-lo. Somente o veterinário pode confirmar o diagnóstico.

No ser humano que for mordido, quando n√£o houver condi√ß√Ķes de observar o animal suspeito, por morte ou fuga, deve-se imediatamente tomar a medica√ß√£o de acordo com recomenda√ß√£o m√©dica.

Devemos proteger nossos c√£es e gatos.