PUBLICIDADE

Região / Saúde

Tendas de triagem do coronavírus são opções de atendimento médico em Guarujá

 - REVISTA MAIS SANTOS

Da Redação

 A triagem adotada nas tendas dos postos volantes tem dado mais agilidade aos atendimentos a pacientes com sintomas respiratórios em Guarujá. Os pontos foram instalados em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Matheus Santamaria (Av. Santos Dumont, 856 – Santo Antônio) e à UPA de Vicente de Carvalho (Av. São João, 111 – Pae Cará). A ideia também é coibir uma maior circulação do vírus entre pacientes e profissionais da saúde. Esse método de fluxo de atendimento foi denominado Fast Track, pelo Ministério da Saúde.

Nas tendas instaladas ao ar livre, médicos e enfermeiros fazem a triagem dos pacientes com sintomas leves de doenças respiratórias e, logo após, os pacientes são notificados e encaminhados para a devida coleta do swab nasal e medicação.

“Esses pacientes não precisam adentrar o pronto socorro, e sendo assim, não contaminam os profissionais de saúde, nem os pacientes lá dentro. É uma triagem para que o paciente não carregue o vírus para dentro da unidade de atendimento”, explica Nelice Ribeiro, diretora de Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde (Sesau).

Já pacientes com sintomas respiratórios mais graves e portadores de comorbidades prévias, como hipertensão e diabetes, são encaminhados para atendimento interno na própria UPA.

Além disso, como outro reforço à prevenção da circulação do vírus, os postos volantes contam, também, com tendas de descontaminação, que usam gotículas de hipoclorito de sódio para higienização das roupas de pacientes, antes de serem encaminhados para o processo de triagem.

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Guarujá