Atestado é feito após inspeção de especialistas em saúde e segurança, com base nas melhores práticas globais e recomendações de prevenção a Covid-19
O retorno das atividades do Brisamar Shopping, prevista para 8 de junho em São Vicente, acontecerá seguindo uma série de protocolos de higienização e também sob garantia da Certificação Safe Guard. Conforme o local, este é um atestado realizado pelo Bureau Veritas, um grupo internacional dedicado a realização de serviços de avaliação de conformidade e certificação, nas áreas de Qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, que está presente em 140 países.
Para receber a certificação é feita uma inspeção por especialistas em saúde e segurança com base em melhores práticas globais e recomendações relacionadas às medidas preventivas contra COVID-19. Entre os itens analisados estão processos relacionados à segurança de funcionários, distanciamento social, fluxo de pessoas nos ambientes, comunicação com funcionários e clientes, instalações, equipamentos, limpeza e higiene pessoal.
Em relação à proteção de funcionários, por exemplo, eles avaliam o plano de prevenção contra infecção em possíveis encontros (número de participantes, EPIs utilizados, etc.), bem como se há plano de resposta no caso de um funcionário adoecer no trabalho ou testar positivo, além da análise de risco de contaminação potencial e infecção de outros funcionários em um período. Também é avaliada a organização para descontaminação das áreas com as quais qualquer pessoa infectada ou potencialmente infectada pode ter entrado em contato.
Na questão de distanciamento social é avaliado se a organização e os processos operacionais foram adaptados para reduzir o risco de infecção de trabalhadores e clientes, como exemplo a adaptação de layout do espaço de trabalho ou da área pública, ou medidas de espaçamento entre pessoas especificadas por display, marcação de pisos ou instruções gerais.
Também há uma avaliação de como é estabelecido o gerenciamento e a organização do fluxo de pessoas no local para evitar aglomerações, se o número de pessoas presentes simultaneamente em cada zona é limitado, a fim de reduzir o risco de interação e, quando relevante, se barreiras físicas adicionais (telas, partições temporárias, etc.) são implementadas com o intuito de reduzir o fluxo de ar e o contato direto.
Outros fatores avaliados dizem respeito às instalações do prédio, que passa por avaliação da operação do ar condicionado, conforme as exigências locais e recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde). Também são avaliados procedimentos de pagamentos, ou seja, se os cartões bancários e os pagamentos sem contato são preferidos e promovidos e, em caso de serem realizados de outra forma, quais as alternativas para evitar contatos ou minimizar riscos de contaminação.
Além desses, a avaliação dá atenção também à higiene pessoal, observando disponibilidade dos desinfetantes para as mãos com álcool em gel 70% em locais relevantes e se há materiais de comunicação (cartazes, panfletos, etc.) disponíveis e visíveis para as pessoas no local, englobando todas as recomendações aplicáveis.
Mais cuidados
Além da certificação observando os cuidados realizados, o Brisamar Shopping seguirá horários mais restritos de funcionamento, seguindo as orientações da Prefeitura Municipal de São Vicente. Assim, o funcionamento ao público será das 12 às 18 horas, com entrada controlada pela rua Frei Gaspar e pelo estacionamento G5. Já a saída acontecerá somente pelo estacionamento G5 e pela rua Jacob Emerick.
Para oferecer mais segurança a todos, a entrada só será liberada após passagem por uma cabine de descontaminação e após haver aferição de temperatura e aplicação de álcool em gel 70%, o qual também estará disponível em diversos pontos distribuídos pelos Shoppings.
Confira a seguir as demais orientações gerais para funcionamento:
– Provadores: todos deverão ser interditados e não será permitida a prova de vestuário, calçados e acessórios;
– Mesas e cadeiras: não será permitido disponibilizar cadeiras para os clientes, mesinhas/brinquedos infantis ou todo e qualquer material que gere aglomeração;
– Lojas e quiosques que fazem colocação de películas e venda de capinhas de celular: todos os funcionários deverão utilizar equipamento de proteção individual (EPI) completo (luvas, máscara e viseira);
– Higienizações: toda a loja/quiosque deve higienizar seus ambientes, principalmente equipamentos como balcões, teclados e máquinas de cartões após cada uso;
– Número de clientes no estabelecimento: observar o número de clientes permitidos de acordo com a metragem da sua loja.