Da Redação
Policiais que compõem as três delegacias integrantes da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) do Deinter 6 – Santos, participaram nesta sexta-feira (6) da sétima fase da Operação Luz da Infância, em ação conjunta com o Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro). Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, a ofensiva tem como objetivo combater crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet.
A operação, cuja primeira fase se deu em 2017, contou também com a participação de policiais civis de 10 estados do país e agentes de aplicação da lei na Argentina, nos Estados Unidos, no Paraguai e no Panamá.
Desde as primeiras horas da manhã, as equipes policiais procuraram suspeitos, cumprindo mandados de prisão e busca a apreensão, a fim de obter elementos de prova em ambientes virtuais.
Na Baixada Santista, a operação teve a participação de 25 policiais da Deic – Deinter 6, que cumpriram oito mandados de busca e apreensão em Cubatão, São Vicente, Praia Grande e Guarujá.
Foram apreendidos mais de 700 aparelhos eletrônicos destinados à prática de crime de exploração infantil ou armazenamento de imagens ou vídeos contendo cenas de sexo ou pornografia envolvendo criança ou adolescente. A equipe, durante o cumprimento desses mandados, também realizou a prisão de três homens em flagrante (22, 25 e 41 anos) pela prática de conduta criminosa prevista no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo promete divulgar mais detalhes e resultados em breve.
Fotos: Divulgação/Polícia Civil (Deinter 6)