Da Redação
A Casa da Esperança de Santos já conta com uma Sala de Realidade Virtual para atender crianças de três a 18 anos com deficiências fÃsicas e intelectuais, gratuitamente.
O projeto foi desenvolvido pelo departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Instituição e tem como objetivo proporcionar um ambiente terapêutico lúdico e motivador, para favorecer habilidades motoras, cognitivas e funcionais.
Durante o tratamento será trabalhado equilÃbrio dinâmico, coordenação motora, planejamento, atenção, concentração, memória, sequenciamento, agilidade, resolução de problemas, entre outros.

Esse atendimento será destinado à pacientes com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, SÃndrome de Down, sÃndromes genéticas, distrofias musculares, malformações congênitas, Lesões Encefálicas adquiridas, pacientes ortopédicos e oncológicos e Paralisia Cerebral entre outras comorbidades como o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Recurso
O coordenador clÃnico, Paulo Siqueira, destaca que “a sala é um poderoso recurso de reabilitação no qual vem favorecer as terapias existentes na Instituição, potencializando a evolução dos pacientes atendidos, buscando maior engajamento e motivação dentro do contexto de reabilitação.â€.
A nova sala de Realidade Virtual da Instituição contou com o patrocÃnio da Fundação Rotária, do Rotary International, por meio do Rotary Club de Santos. O atualmente presidente do clube, Luiz Fernando Caramico explica o porquê do investimento.
“A Fundação Rotária financia projetos sustentáveis em várias áreas, dentre elas a saúde materna infantil, com a criação da sala de realidade virtual na Casa da Esperança de Santos, nós Rotarianos, ficamos muito orgulhosos por estarmos contribuindo para o excelente atendimento as crianças assistidas pela instituiçãoâ€.
Conheça mais sobre a Casa da Esperança de Santos
A Casa da Esperança de Santos é um Centro de Habilitação e Reabilitação Infantil que oferece mais de cinco mil procedimentos médico e terapêutico multidisciplinar gratuitamente, nas áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Odontologia, Integração Sensorial, Nutrição, Ortopedia e Neurologia.
A instituição tem como principal receita doações feitas pela própria comunidade, realizadas por meio de contribuições dos seus associados mensais e “Padrinhos-Esperança”, além do Teledoações, Nota Fiscal Paulista e pela ajuda voluntária da sociedade em eventos beneficentes.
Atualmente, a Instituição conta com opções de doações recorrentes, Nota Fiscal Paulista, doações via cartão de crédito, boletos, depósito bancário. Para ajudar a Casa da Esperança de Santos, os interessados podem realizar doações através do site https://www.casadaesperancasantos.org.br/como-ajudar/ ou pelo teledoações (13) 99601-9802.
Fotos: Divulgação