Da Redação
Neste domingo (20), a Associação dos Artistas completa 20 anos de serviços prestados à arte da Baixada Santista e do Brasil. E lançará no mesmo dia um minidocumentário reunindo depoimentos que narram sua trajetória. A obra se chama Associação dos Artistas 20 Anos – Pra Não Dizer Que Não Falei de Arte e será exibida nos canais da entidade nas redes sociais.
Artistas de reconhecimento nacional e internacional, como Cesar Camargo Mariano, Alexandre Borges, Hermeto Pascoal, Kenny Brown, além de produtores e artistas da Baixada Santista, falam sobre a importância da instituição para a promoção da cultura.
“Ao longo de sua história a Associação dos Artistas pautou pela parceria com os mais diferentes segmentos artísticos, preferencialmente, com cunho sócio cultural. Nunca imaginamos que a Associação fosse crescer tanto, proporcionando aos fazedores de arte essa infinidade de realizações no Brasil e até no exterior. Ser parte dessas realizações, provoca em nossa alma um sentimento maravilhoso de servir, desinteressadamente, o artista e o público. Além disso, ao atender essa vontade de imergir um mundo cultural, a Associação age como transformador social”, ressalta o diretor da associação, Arnaldo Catalan.
A Associação dos Artistas nasceu em 2000. Tudo começou quando músicos da Baixada Santista se uniram para questionar a Ordem dos Músicos do Brasil, em questões polêmicas que já perduravam por décadas. Essas reivindicações se espalharam pelo País, resultando nas mudanças nas leis que regem a categoria.
Para que tivesse representatividade legal, foi fundada a Associação dos Músicos.
O sucesso da organização desse coletivo chamou a atenção de artistas de teatro, audiovisual, dança e literatura alterando-se o nome para Associação dos Artistas. Assim, teve início uma série de ações de amparo a esses artistas em produções, convênios junto ao setor público, contratos com empresas, divulgação, cursos de formação, representação jurídica dos produtores, professores, grupos ou bandas.
Essas ações proporcionaram muitas parcerias e contratos, principalmente junto aos governos federal, estaduais, municipais e empresas privadas como Petrobras, Vale, Porto Seguro, Porto de Santos, Ecovias, entre muitas. Foram atendidos em convênios e parcerias com prefeituras e empresas, cerca de 8 mil alunos nas mais diversas áreas artísticas.
Trajetória de sucessos
Entre as ações da Associação dos Artistas está a criação da orquestra Jazz Big Band. Formada por alunos, professores e profissionais, se transformou em uma das mais melhores orquestras em atividade no país com apresentações com Cesar Camargo Mariano, Jorge Vercillo, Danilo Caymmi, Hermeto Pascoal, Liriel Domiciano, os americanos Kenny Brown e Mark Lambert, Kleiton & Kledir, Sabrina Parlatori, Wilson Simoninha, Orquestra Sinfônica de Santos, entre outras centenas de shows.
Mais informações sobre a associação podem ser obtidas por meio do site www.associacaodosartistas.org.br.
Foto: Divulgação