Da Redação
A equipe do Instituto Biopesca atendeu na manhã desta quarta-feira (7) a ocorrência do encalhe de um filhote de baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) na praia do Jardim Guaraú, em PeruÃbe. O animal era um macho de 7,74 metros já sem vida em avançado estado de decomposição.
A necropsia está sendo feita em campo pela equipe técnica do Instituto Biopesca. Embora ainda não tenha sido possÃvel identificar a causa da morte, os motivos para encalhes de filhotes de baleias já são conhecidos, a exemplo da separação precoce da mãe em decorrência de diferentes fatores, como ele ter se perdido. Nesta época do ano, as baleias jubartes migram das águas mais frias de seus locais de origem para as águas mais quentes do Norte do Brasil para se reproduzir ou dar à luz.
Esta é a quarta ocorrência de encalhe de baleias registrada pelo Instituto Biopesca neste ano.
O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do PMP-BS, uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
Esse projeto tem como objetivo avaliar os possÃveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamÃferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre PeruÃbe e Praia Grande.
Para acionar o serviço de resgate de mamÃferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, mas debilitados, ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 (horário comercial) ou (13) 99601-2570 (WhatsApp e chamada a cobrar).
Foto: Divulgação Instituto Biopesca