Da Redação
Os moradores do Jardim Guaiúba, em Guarujá, realizaram neste sábado (10) carreata em protesto contra a construção de prédios no bairro. O movimento está sendo convocado pela Sociedade de Amigos do Guaiúba (SAG) e ganhou o apoio da Associação Guarujá Viva (AGUAVIVA). A concentração foi na Praça Valter Belian.
A SAG acionou a Justiça para impedir as obras, já que este é um dos poucos bairros que possuem a avenida da Praia fechada para o tráfego de veÃculos e a natureza preservada. Na convocação, a SAG afirma que “o bairro é o que é, um paraÃso porque sempre o defendemos. Se o primeiro prédio passar, já estão engatilhados diversos outros e acabou o último paraÃso do Guarujá”.
Os protestos começaram quando foi anunciado este ano a construção de um condomÃnio perto da Praia do Guaiúba com três andares, 56 unidades habitacionais, de 60 a 100 metros quadrados cada.
“A AGUAVIVA, enquanto uma associação representativa de diversos segmentos da sociedade civil de Guarujá, dá pleno apoio à manifestação dos moradores do Guaiúba e da associação dos moradores do bairro e região, que acontece neste sábado. Não tem cabimento construir um prédio de frente para a praia, sem respeitar o Plano Diretor da cidade. Nossa atitude é institucional e pessoal, Vamos fazer todas as gestões possÃveis para que isso não aconteça, não apenas no Guaiúba, mas em toda a cidade onde houver arbitrariedade e abuso de autoridade dos poderes constituÃdos”, disse o presidente da entidade, José Manoel Ferreira Gonçalves.
A Associação Guarujá Viva, foi criada com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade civil, surgindo com o legÃtimo direito de atuar entre as vias polÃticas demonstrando a capacidade de organização da sociedade civil na busca de uma sociedade menos desigual e que caminhe ao encontro do desenvolvimento, da paz social e do bem comum.
foto: Divulgação