Da Redação
A Prefeitura de Praia Grande pretende revisar a legislação municipal que regulamenta a instalação de infraestrutura para Telecomunicações na Cidade. Uma reunião para tratar do tema ocorreu na terça-feira (9) com técnicos das secretarias de Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Sema), Urbanismo (Seurb) e Administração (Sead).
A reuniĆ£o considerou a āCarta Aberta Ć s Autoridades Municipais Brasileirasā, distribuĆda pela AgĆŖncia Nacional de TelecomunicaƧƵes (Anatel), acerca da reavaliação das legislaƧƵes municipais sobre as infraestruturas de telecomunicaƧƵes. O documento cobra a necessidade de serem absorvidas as diretrizes e regras dadas pela Lei Federal 13.116/2015, a āLei Geral de Antenasā, nas legislaƧƵes municipais, a fim de mitigar o dĆ©ficit de conectividade no paĆs.
Durante o encontro, o secretÔrio adjunto de Planejamento, Juliano Fornazari, realizou uma apresentação sobre a necessidade da atualização da legislação municipal, mostrando um estudo realizado pela Seplan com um comparativo entre as leis municipal e federal.
AlĆ©m disso, ficou definida a criação de uma comissĆ£o para iniciar os estudos e avaliar as adequaƧƵes necessĆ”rias na legislação municipal. A partir da comissĆ£o, a Prefeitura realizarĆ” as tratativas para essa atualização, com compatibilização das leis. O principal objetivo do grupo de trabalho Ć© discutir o assunto, avaliar essas alteraƧƵes e, com isso, facilitar a implantação do acesso Ć internet em Ć”reas descobertas, jĆ” que a tendĆŖncia Ć© que as empresas de telecomunicaƧƵes escolham os municĆpios com Legislação atualizada.
Hoje Praia Grande possui 181 antenas espalhadas por 25 dos 32 bairros existentes, sendo 98 instaladas isoladas em terrenos e 83 no topo de prĆ©dios, a maioria no trecho que compreende a faixa da orla da praia. A legislação atual Ć© a Lei Complementar 662 de 2013, que disciplina a implantação e o funcionamento de estação de transmissora de radiocomunicaƧƵes e respectiva infraestrutura de suporte no MunicĆpio.
Conforme a secretĆ”ria de Planejamento, Eliana Cristina JerĆ“nimo Ferreira, a Administração praia-grandense trabalha integrada para oferecer meios a fim de melhorar a prestação dos serviƧos Ć população. āNesse caso, a atualização da Legislação vai ao encontro do Plano de Governo da Prefeitura, jĆ” que vai possibilitar e facilitar o acesso Ć internet Ć população. Ć uma forma de usar a tecnologia a serviƧo dos munĆcipesā.
Para o SecretĆ”rio de Urbanismo, Luiz Fernando Felix, a Lei precisa de uma adequação, pois estĆ” desatualizada. āNossa intenção Ć© entender se as restriƧƵes vigentes sĆ£o, de fato, essenciais e avaliar a necessidade de uma revisĆ£o, com adequaƧƵes seguras e atualizadas. Toda mudanƧa serĆ” feita com muita responsabilidade, em conformidade Ć lei federal e as recomendaƧƵes da Anatelā.
Foto: Pixabay