Da Redação
Os 120 motoristas e demais trabalhadores da viação Fênix voltaram a operar nesta quinta-feira (18) os 100% da frota que serve as 12 linhas do transporte coletivo em Cubatão.
Em assembleia no inÃcio da noite desta quarta-feira (17), eles acataram proposta conciliatória de audiência virtual do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP), no final da tarde.
Os trabalhadores mantiveram, no entanto, o ‘estado de greve’, que poderá ser novamente decretada se a empresa desrespeitar qualquer uma das cláusulas acertadas na audiência.
A primeira delas estabelece que o retroativo do reajuste salarial de 7,59%, acordado em maio, seja pago em duas parcelas. Uma em 30 de novembro e outra, em 30 de dezembro.
Corrigir irregularidades
A audiência, com participação do sindicato dos trabalhadores em transportes rodoviários de Santos e região, decidiu também que os salários de novembro serão pagos com o reajuste.
A empresa concordou também em classificar os motoristas que já operam há pelo menos três meses os ônibus convencionais. E corrigiu irregularidade no intervalo para almoço.
Ficou decidido também que as monitoras de alunos dos ônibus escolares não serão mais obrigadas a ajudar na lavagem dos veÃculos nos intervalos entre as viagens diárias.
Garantir os direitos
A greve começou em 8 de novembro e, nesse mesmo dia, a empresa conseguiu liminar do TRT para rodar 70% da frota das 6 às 9 e das 16 às 19 horas. Nos demais horários, 50% dos 34 ônibus.
Mesmo diante da liminar, os motoristas resolveram rodar 100% dos 11 veÃculos escolares para não prejudicar os estudantes. O vice-presidente do sindicato, José Alberto Torres Simões ‘Betinho’, elogiou o resultado.
“Fizemos um movimento de luta séria, firme, ordeira e vitoriosa. Acompanharemos os desdobramentos e faremos tudo de novo se necessário. A categoria sabe garantir seus direitosâ€, disse o sindicalista.
Foto: Arquivo