Da Redação
A chegada da variante Ômicron, que teve seu quarto caso no Estado confirmado neste sábado, tem mobilizado as Prefeituras da Região. A preocupação com uma nova aceleração da doença faz com que as cidades se preparem para um eventual aumento dos casos, após um período de recrudescimento da Covid-19.
Santos, por exemplo, lembra que não há casos confirmados na Cidade. “De acordo com o Ministério da Saúde, as medidas de prevenção e conduta devem ser as mesmas em relação a outras variantes: distanciamento social, etiqueta respiratória e higienização das mãos, uso de máscaras, limpeza e desinfecção de ambientes e isolamento de casos suspeitos e confirmados conforme orientações médicas. Essas medidas devem ser realizadas de forma integrada”, salienta.
Além disso, a Administração Municipal informa que “Se houver caso confirmado de variante em residentes de Santos, a Seção de Vigilância Epidemiológica do Município fará o acompanhamento dos pacientes, a busca ativa dos seus contactantes e o monitoramento da saúde dessas pessoas”.
Confira a situação em outras cidades. Apenas Bertioga e Itanhaém não detalharam as ações.
Guarujá
A Prefeitura informa que a seleção de amostras para identificação de variantes é feita pelo Instituto Adolfo Lutz, que seleciona amostras randomizadas enviadas pelos municípios da Baixada Santista para realizar o sequenciamento genético. A Secretaria Municipal de Saúde não foi notificada pelo Instituto Adolfo Lutz sobre casos da variante em Guarujá.
A Prefeitura de Guarujá vacinou, até terça-feira (7), 230.849 adultos com a primeira dose, 202.940 prosseguiram com o ciclo vacinal e outros 48.474 receberam a terceira dose (reforço), totalizando 520.615 doses aplicadas. Desta forma, já são mais de 80% de pessoas vacinadas com a primeira dose, 70% com a segunda dose e 16% com a dose de reforço.
Com relação aos adolescentes, na faixa etária dos 12 aos 17 anos, já são 27.763 jovens com a primeira dose da imunização, representando 125% de vacináveis. O Município ultrapassou a meta de adolescentes estipulada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a Cidade, vacinando 25% a mais que o previsto. E 10.589 adolescentes se vacinaram com a segunda dose, o equivalente a 47%, totalizando 38.352 doses aplicadas no segmento.
Mongaguá
Quanto à existência de um plano de contingência sobre novas variantes da Covid-19, a Prefeitura segue monitorando a situação e mantendo reuniões constantes com as equipes de Saúde, a fim de ter uma melhor percepção da situação.
Praia Grande
Na área da saúde, a cidade segue estruturada para o enfrentamento ao covid-19. Para atender os pacientes com sintomas respiratórios, o Município mantém ativo o Hospital para Síndromes Gripais, montado no Ginásio Falcão (Avenida Presidente Kennedy, s/nº, Bairro Mirim). Outro destaque é o Acolhe PG, que faz o monitoramento de síndromes gripais e casos confirmados de covid-19.
Todos os equipamentos utilizados para o enfrentamento à pandemia são municipais, o que permite a reativação a qualquer momento caso necessário, como, por exemplo, o Hospital de Campanha Falcão.
O Complexo Hospitalar Irmã Dulce possui hoje 20 leitos de UTI Covid e 20 leitos de Enfermaria Covid, que poderão ser aumentados a qualquer momento, caso haja necessidade.
Também estão sendo planejadas a intensificação das atuações das equipes de atendimento das unidades de Urgência e Emergência do Município. Praia Grande conta com o Complexo Hospitalar Irmã Dulce, PS Quietude, UPA Samambaia e três bases do Samu. O Município possui ainda 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), que cobrem 100% do território praia-grandense e são a porta de entrada ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Cubatão
O protocolo mantém-se para todas as variantes detectadas até o momento.
Peruíbe
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas continua com leitos reservados exclusivamente para sintomas de covid-19 por precaução, mas há muitos dias o local não registra ocupação nestes leitos, claramente, resultado da ampla vacinação.
São Vicente
A Administração Municipal entende que o cenário pandêmico ainda requer atenção e responsabilidade. Mesmo com a redução de casos, internações e óbitos no Município, a Covid-19 ainda faz muitas vítimas, e o cumprimento dos protocolos sanitários continua sendo necessário. O foco em São Vicente ainda é a vacinação. A campanha é extremamente positiva na Cidade e tem contribuído para a queda nos números da doença. Até o momento, mais de 500 mil doses já foram aplicadas.