Da Redação
Foi suspensa nesta quinta-feira (10) a greve dos funcionários da Otrantur, responsável por operar o transporte coletivo municipal em São Vicente. O movimento já durava 10 dias – e é o terceiro deste ano.
O motivo é que a Prefeitura de São Vicente pagou nesta quarta-feira (9) a primeira de onze parcelas de R$ 400 mil do subsÃdio emergencial à empresa destinado a salários e benefÃcios atrasados. O repasse dos recursos foi aprovado na Câmara Municipal no dia 3.
Com isso, a Otrantur depositou parte dos valores. O pagamento de outros benefÃcios está previsto para dia 25, enquanto os vencimentos referentes a fevereiro no dia 28. Desta forma, apesar da paralisação ter sido suspensa, os trabalhadores permanecem em estado de greve até que o acordado pela empresa com o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) seja integralmente cumprido.
Em nota, a Prefeitura de São Vicente informou que segue atenta, acompanhando a situação da Otrantur e seus funcionários dia a dia, para que nem os colaboradores da empresa, nem a população, sejam prejudicados.
O Poder Público também ressalta que a implementação do subsÃdio por parte da Prefeitura também evita aumento tarifário, evitando transferir o ônus à população.
Vale recordar que em 2021 a Prefeitura de São Vicente também já havia concedido subsÃdio no valor de R$ 300 mil, por nove meses, à concessionária.
A Administração Municipal reitera que desde o inÃcio da gestão identificou diversos problemas e reclamações dos munÃcipes que utilizam o transporte municipal. Por esse motivo, já iniciou um estudo técnico sobre a mobilidade do MunicÃpio. A proposta é entender os problemas e trazer um novo modelo que possa adequar as questões contratuais e estabelecer um novo modelo de gestão do transporte público em São Vicente.
Foto: Divulgação Otrantur