PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Pantheon dos Andradas em Santos é restaurado e abre ao público nesta quarta-feira (14)

A atração funciona de forma gratuita, de terça a domingo, das 11h às 17h. 

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos 

 

Da redação

O Pantheon dos Andradas, no Centro Histórico de Santos, que foi entregue nesta terça-feira (13), data que marcava os 260 anos de nascimento de José Bonifácio, abriu nesta quarta-feira (14) para o público. O local passava por obras de restauração. A atração funciona de forma gratuita, de terça a domingo, das 11h às 17h.

O mausoléu do Patriarca da Independência e seus irmãos passou por restauro conservativo e agora está integrado à Praça Barão do Rio Branco, que ganhou uma estátua instagramável da figura do mais ilustre dos santistas.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

A cerimônia de entrega contou com a presença de estudantes, diversas autoridades, a tataraneta de José Bonifácio Graziela Andrada, e o prefeito Rogério Santos. Representando o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o secretário de Governo e Relações Institucionais Gilberto Kassab também esteve presente.

Na solenidade, alunas da UME dos Andradas leram um poema e estudantes da UME José Bonifácio apresentaram um jogral, ambos alusivos ao tema.

A cerimônia teve também a presença de José Geraldo Barbosa, do Movimento Pró-Memória de José Bonifácio, e foi acompanhada pela banda do 2º Batalhão de Infantaria Leve (BIL). O ato cívico se encerrou com deposição de flores e descerramento de placa no Pantheon dos Andradas.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

 

Reforma

O projeto de restauro para conservação do ‘templo’ em homenagem a José Bonifácio foi elaborado pelo arquiteto Ney Caldatto, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações de Santos (SIED) e incluiu a reconstituição de partes de alto-relevo em gesso e placas de mármore, limpeza e polimento das paredes e do piso em mármore, além da recuperação do telhado, com impermeabilização. Sob as telhas originais, de barro, foi colocada uma subcobertura com telha metálica, para proteção contra infiltrações.

De acordo com a Prefeitura de Santos, a obra custou cerca de R$ 1,5 milhão e foi custeada pela empresa Santos Brasil, que ficou responsável também pela aquisição da escultura em bronze do Patriarca, em tamanho real e instagramável, que está na Praça Barão do Rio Branco.

Durante os trabalhos de restauro foram encontradas letras em ouro, gravadas nas paredes com o nome dos Andradas, datadas de 1923, quando o espaço foi inaugurado, e ainda uma pintura histórica no mezanino. Tudo foi recuperado de acordo com o original. Já o nariz na estátua de mármore de José Bonifácio foi refeito, porque apresentava uma mancha.