Os afegãos desembarcaram na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, no bairro Solemar, em Praia Grande, no dia 30 de junho e a previsão é que eles fiquem até 30 de julho.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Praia Grande
Por Vinícius Farias
Os 128 refugiados afegãos, que estão em Praia Grande, foram inseridos nos programas sociais do Governo Federal e 120 deles vão receber visto humanitário nesta terça-feira (18), da Polícia Federal (PF). De acordo com a Prefeitura de Praia Grande, agora os afegãos tem acesso ao Cartão Nacional de Saúde possibilitando que eles possam utilizar dos serviços disponibilizados pelo SUS. Eles também foram cadastrados no CadÚnico, que possibilita o acesso aos programas de transferência de renda do Governo Federal.
Segundo a Polícia Federal, durante o processo de regularização serão emitidos a concessão de visto temporário e autorização de residência para fins de acolhida humanitária para nacionais afegãos, baseado na Portaria interministerial MJSP/MRE N° 24, de 03/09/2021. O visto humanitário tem validade de 90 dias, mas para a permanência definitiva, é necessária a emissão de documentos nacionais.
A ação acontece em parceria com o governo de São Paulo, prefeitura de Praia Grande, Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Cáritas e entidades da sociedade civil.
Após a emissão da Carteira de Registro Nacional de Residência, os imigrantes vão receber a Carteira de Registro Nacional de Migrante, que possibilita que eles possam praticar atos de vida civil, como conseguir carteira de trabalho e acesso ao SUS, por exemplo.
Os afegãos desembarcaram na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, no bairro Solemar, no dia 30 de junho e a previsão é que eles fiquem até 30 de julho. Enquanto isso, equipes do governos do Estado e da União vão ao local para regularizar a situação dos documentos de identificação deles.
Sus para os refugiados
O Cartão Nacional de Saúde foi confeccionado para os afegãos, garantindo acesso ao SUS, o que totaliza 132 documentos. Os refugiados também foram cadastrados no Olostech, sistema municipal de informação que permite o atendimento nas demais Usafas da Cidade.
Desde quando os afegãos desembarcaram em Praia Geande, foram diversos testes, atendimentos e aplicações de vacinas, visando o bem estar deles, totalizando 200 atendimentos de saúde, que contam com 70 pessoas vacinadas contra a Covid-19, sarampo e pólio. Também foram disponibilizados 50 atendimentos médicos e de enfermagem.
De maneira preventiva, foram realizados 22 testes de sífilis e 22 de HIV para os adultos, e, para as crianças houve 10 atendimentos de tracoma.
Desde o dia 6 de julho, assim que foram cadastrados no sistema municipal, todas as quintas-feiras ações da Sesap são realizadas na Colônia e a Unidade de Saúde da Família (Usafa) Solemar é o equipamento municipal indicado para atendimentos mais básicos. A Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Samambaia também é utilizada, mas para socorrer os pacientes que necessitem de atendimento emergencial