Segundo a administração municipal, o réptil estava ativo, não apresentava lesões e foi solto em uma área de mata fechada.
Foto: Divulgação / Prefeitura de São Vicente
Por Vinícius Farias
Uma cobra coral verdadeira (Micrutus altirostris) foi encontrada e resgatada pela Guarda Civil Ambiental (GCM) de São Vicente. O animal venenoso e peçonhento foi encontrado no quintal de uma casa, na Avenida Newton Prado, no Morro dos Barbosas, neste domingo (23).
De acordo com a Prefeitura de São Vicente, o animal foi colocado dentro de um balde pelo morador que a encontrou. Ele acionou a GCM pelo número 153 solicitando o resgate. Segundo a administração municipal, o réptil estava ativo, não apresentava lesões e foi solto em uma área de mata fechada.
A GCM de São Vicente reforça, que não se deve alimentar, resgatar, perseguir ou capturar animais. O procedimento correto é entrar em contato com equipes técnicas e especializadas. Para isso, estão disponíveis os telefones 153 ou (13) 3467-7434.
Foto: Divulgação / Prefeitura de São Vicente
Coral verdadeira (Micrutus altirostris)
As chamadas corais-verdadeiras são serpentes que totalizam 35 espécies conhecidas no Brasil. Trata-se de espécies peçonhentas, uma vez que apresentam dentição capaz de injetar o veneno que produzem. Elas apresentam coloração vibrante que funciona como um aviso para seus predadores.
A coral-verdadeira destaca-se como uma das serpentes mais venenosas do Brasil, possuindo um veneno que atinge o sistema nervoso. O tratamento é feito com a administração de soro antielapídico.
As cobras-corais-verdadeiras são animais de hábitos semifossoriais, ou seja, passam parte do tempo debaixo do solo. Os répteis não são considerados agressivos, estando, geralmente, escondidos na vegetação rasteira, em buracos e debaixo de troncos e pedras.
Os animais dessa espécie são carnívoros, alimentando-se, por exemplo, de cecílias, outras serpentes, peixes e animais invertebrados.