PUBLICIDADE

Região / Polícia

Operação Verão é lançada e traz reforço de mais de 3 mil policiais ao Litoral

O lançamento aconteceu em Guarujá. No total, 3.108 agentes vão participar da ação, que visa reforçar a segurança durante a temporada de verão.

 

Foto: Isabela Carrari/ Prefeitura de Santos 

Da redação 

Foi lançada nesta segunda-feira (18), a Operação Verão, que traz o reforço de 3.108 policiais militares, para reforçar a segurança no Litoral de São Paulo durante a temporada de verão. A ação policial vai seguir até fevereiro de 2024.

A cerimônia de lançamento aconteceu na Praça Horácio Lafer, em Guarujá, e contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite.

De acordo com o Governo de SP, a operação será realizada em duas etapas. A primeira começou nesta segunda (18) e vai até 5 de fevereiro de 2024. No dia seguinte (6), se inicia a segunda fase, que vai até 23 de fevereiro.

Também foram abertas outras 12.087 mil vagas de diárias especiais por jornada extraordinária de trabalho para as polícias Civil e Militar (Dejec e Dejem).

No efetivo empregado pela PM estarão 814 soldados de 2ª classe que fazem parte da turma de 909 que se formou na última quinta-feira (14). Destes, 651 ficarão no litoral sul e 163 no litoral norte. As equipes contarão com 377 viaturas de reforço, além de três aeronaves, embarcações e drones.

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros participa da operação, que visa intensificar a prevenção de afogamentos a partir de atividades de busca e salvamento, resgate de embarcações em situações de risco, entre outras.

O efetivo conta com 821 bombeiros; 137 viaturas entre URSA, UR, Auto-Tanque (AT), Auto-Bomba Salvamento (ABS) e outras; 794 guarda-vidas por tempo determinado (GVTD) e temporário.

Polícia Civil e Técnico-Científica

As delegacias contarão com o efetivo total, já que serão suspensas férias e licenças dos policiais civis durante a Operação Verão. No litoral norte o efetivo será de 308 policiais civis já contando o reforço de 135 que virão das demais Delegacias Seccionais do Deinter-1. No caso do litoral sul são 1.206 policiais empenhados.

Os plantões do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML) organizarão suas escalas com o efetivo que já atua na região. Em relação às férias, se houver necessidade serão suspensas.

Os policiais atuarão junto ao efetivo nas delegacias, no trabalho de investigação e no atendimento à população. Eles serão contratados por meio da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial (Dejec).