A Operação “Lais de Guia” acontece há cinco meses no Porto de Santos, no âmbito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), prevista para durar até 3 de maio deste ano.

Foto: Marinha do Brasil
Da redação
A Marinha do Brasil (MB) fez um balanço da Operação “Lais de Guia”, que ocorre no Porto de Santos, no âmbito da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), prevista para durar até 3 de maio deste ano, conforme o Decreto assinado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em novembro de 2023. A ação tem como objetivo de combater o crime organizado e o tráfico de armas e drogas
A ação policial acontece há cinco meses e já foram apreendidos mais de 93 quilos de drogas, três armas e munições, além de oito veículos e maquinários. Durante o período, os militares da MB realizaram, ainda, 9.540 abordagens (7.445 veículos e 2.095 embarcações).
Até agora, 5.973 pessoas (4.543 passageiros e 1.430 funcionários) foram revistadas, e mais de 4.500 bagagens inspecionadas. Também foram inspecionados cascos, contêineres e cargas de 131 navios.
A MB contou com apoio da Polícia Federal (PF), Receita Federal e Polícias Civil e Militar, para a dissuasão do crime organizado por meio da ação ostensiva do Poder Naval, com ações de patrulha e inspeção, abordagens e vistorias.

Foto: Marinha do Brasil
Operação Lais de Guia
O nome da operação faz referência a um nó conhecido pelos marinheiros, que é fácil de desatar e representa união das forças armadas e órgãos de segurança pública. A ação tem o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas e impedir a importação e exportação de armas e entorpecentes no maior complexo portuário da América Latina.
Ela reforça o patrulhamento e a inspeção naval nas áreas marítimas, sem impacto no funcionamento regular das localidades.
Segundo a MB, o policiamento é ostensivo, funcionando 24h por dia, durante sete dias da semana, e os acessos pelas rodovias, mares e canais de navegação dos terminais são monitorados.

Foto: Marinha do Brasil