PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Palácio das Artes de Praia Grande comemora 10 anos com programação especial

Uma década de sonhos realizados e a busca incessante pela história, arte e cultura de Praia Grande. Um dos maiores complexos culturais da região, o Palácio das Artes, completa 10 anos no dia 11 de setembro e terá uma extensa programação de comemoração entre os dias 10 e 15 do mês. Oficinas com profissionais renomados, espetáculos teatrais, exposições, workshops, tudo oferecido à população gratuitamente.

Segundo o secretário interino de Cultura e Turismo, Moiséis Gomes, a programação possibilitará o acesso aos mais variados tipos de manifestações artísticas. “Pensamos em uma série de ações que darão a oportunidade ao público de comemorar com a gente essa grande data. Mais de 20 atividades sem qualquer custo estão programadas, o que é justamente a ideia de quando o Palácio das Artes foi criado: trazer a população para dentro de um local onde se respire cultura e turismo”, afirmou o secretário.

Logo na segunda-feira (10), começam as atividades de workshops, palestras e oficinas (confira abaixo informações gerais sobre inscrições e quantidade de vagas). No primeiro dia, o destaque fica para o convidado Cleirton Bandeira, professor de técnica vocal há mais de uma década, que apresentará aos artistas (cantores, atores profissionais e amadores ou interessados) ferramentas para colocação e utilização da voz com qualidade.

No final da noite, às 20 horas, a música embalará aos presentes no Teatro Serafim Gonzalez. Chorões do Palácio, Camerata de Violões, Banda Show e Coral Municipal estarão no palco para inúmeras canções que devem trazer um mix de sentimentos no público pela variedade de gêneros musicais.

Na terça-feira, data do aniversário, uma vernissage coletiva trará diversas obras ao PDA para relembrar aqueles que contribuíram ao longo dos 10 anos com o complexo cultural. O Museu da Cidade e Galeria Nilton Zanotti abrirão suas portas, às 19 horas, para mostrar suas expografias e terão um horário diferenciado até sábado (15), das 14 às 20 horas, para que o público possa usufruir melhor da estrutura dos espaços.

Ainda no mesmo dia, um dos maiores sucessos da Cia. de Criação Teatral Palácio das Artes e formado por atores do local, o espetáculo ’Alice Despedaçada’, dirigido por Selma Bosch, será apresentado no Teatro Serafim Gonzalez, às 20h30.

No dia seguinte, as aventuras de Roberval e suas sogras prometem arrancar gargalhadas no palco do Teatro, às 20 horas. Selecionado para dois importantes festivais importantes do país (Rio in Cena e Festival Internacional de Sapucaí), o espetáculo ’As Sogras’ conta a história de um professor esperando a data de sua aposentadoria, mas vê que a vida longe do trabalho pode não ser como ele esperava, quando recebe a visita delas em sua casa.
Outro tema especial nas oficinas será sobre a arte de produzir instrumentos musicais de cordas de Jeferson Damasceno da Silva na quarta (12). Ele ensinará as fases de construção, nomenclaturas, técnicas, manutenção e reparos dos equipamentos aos interessados acima de 14 anos.

Prosseguindo com a programação, na quinta-feira, acontece o espetáculo voltado ao público infantil Pés Descalços, promovido pelo Circuito Cultural Paulista, às 16 horas. A apresentação trata da aceitação das diferenças entre as crianças e aborda temas complicados como a solidão e o medo.

Já sexta-feira (14) é dia de bate-papo com o autor do livro “Até que a Morte nos Ampare”, Marcos Martinz. Às 17 horas, o escritor falará sobre formas de trazer as inspirações e meios criativos, além de curiosidades sobre a obra. No final do dia, a orquestra do Grupo Pão de Açúcar promete emocionar todos os presentes no Palácio das Artes.

Confira abaixo a relação completa de atividades na semana de comemoração dos 10 anos do Palácio das Artes:

Eventos
10/09 – Segunda-feira

20 horas: Musical 10 Anos: Chorões do Palácio, Camerata de Violões, Banda Show e Coral Municipal (Livre)

11/09 – Terça-feira

19 horas: Vernissage coletiva: exposições ’Família e Arte’, Dez Anos do Palácio das Artes e Mitologia Cristã (Livre)
Flash Mob Corpo Híbrido + Ninno Júnior: Amigos do PDA – 10 anos (Livre)
20h30: Espetáculo teatral Alice Despedaçada (14 anos)

12/09 – Quarta-feira

14 às 20 horas: Exposições “Família e Arte” / Mitologia Cristã / Dez Anos do Palácio das Artes (Livre)
19 horas: Recital Piano das Artes
20 horas: Espetáculo teatral As Sogras (12 anos)

13/09 – Quinta-feira

14 às 20 horas: Exposições “Família e Arte” / Mitologia Cristã / Dez Anos do Palácio das Artes (Livre)
16 horas: Espetáculo teatral Pés Descalços – Circuito Cultural Paulista (Infantil)

14/09 – Sexta-feira

14 às 20 horas: Exposições “Família e Arte” / Mitologia Cristã / Dez Anos do Palácio das Artes (Livre)
20 horas: Orquestra Pão de Açúcar (Livre)

15/09 – Sábado

14 às 20 horas: Exposições “Família e Arte” / Mitologia Cristã / Dez Anos do Palácio das Artes (Livre)
Oficinas e Workshops
Com asterisco (*): Inscrições até 06 de setembro (ou enquanto houver vagas) no Núcleo Palácio da Artes, de segunda a sexta, das 8:00 às 17:00h
Sem asterisco: Retirar ingressos meia hora antes ou de acordo com a descritiva do evento. (não há inscrições). Os ingressos serão distribuídos até que as vagas sejam preenchidas.

DIA 10

WORKSHOP : TÉCNICA VOCAL SEM MISTÉRIOS: (*) 
Teoria e práticas referentes a recursos utilizados na colocação e utilização da voz com qualidade. Conteúdo distribuído em três dias.
Ministrado por: CLEIRTON BANDEIRA
Público alvo: atores, cantores ou interessados (todos acima de 14 anos)
Data: dias 10, 11 e 12 de setembro, às 17h30
LOTAÇÃO: 50 vagas

OPRESSÃO NOS DIAS ATUAIS EM DISCUSSÃO:
Apresentação de cenas sobre as faces da opressão na atualidade com debate entre atores e público.
Direção SELMA BOSCH
Mediação ALAN QUEIROZ
Público alvo – interessados no tema acima de 14 anos sem limite de idade.
Horário: 14 horas .
Ingressos a partir das 13h30
LOTAÇÃO – 60 pessoas

DIA 11

PERCUTINDO CORPO E ALMA: (*)
Vivência musical com atividades práticas que estimulam a interação e conhecimento da bio-música através do corpo, canto e execução de instrumentos de percussão.
Ministrado por: EMERSON BERTI
Público alvo – TERCEIRA IDADE
Horário: 9 horas
LOTAÇÃO 30 vagas.

MOTIVAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MUSICAL: (*) 
Palestra, bate papo e exemplos práticos referente às dificuldades encontradas ao longo do processo de aprendizagem de um instrumento musical. Com participação especial do grupo de Excelência MPBOSSA com apresentação e relatos de experiências musicais, distribuído em dois dias.
Ministrado por: RODRIGO COELHO
Público Alvo – estudantes de música em geral a partir de 14 anos.
Data: dias 11 e 13, às 10 horas
LOTAÇÃO 20 vagas

OFICINA COMPOSICIONAL: (*)
Iniciar e reforçar o estímulo na arte de compor, explanando métodos composicionais através da prática.
Ministrado por: NINNO JUNIOR
Público alvo: interessados na prática da composição musical acima de 14 anos.
Horários: Turma 1 – 14 horas
LOTAÇÃO 20 vagas por turma

MÚSICA DE TODOS OS TEMPOS
Abordagem teórica e prática referente à trajetória musical e sua evolução através dos tempos. Apresentação musical em cada um dos estilos e épocas.
Músicos: TABAJARA CRUZ, LUZIA CORREA VERAGO E MATHEUS PASSOS
Público alvo – músicos e interessados em geral a partir de 14 anos
Data: 11 horas
Ingressos a partir das 10h30
LOTAÇÃO 60 pessoas

DIA 12

OFICINA COMPOSICIONAL: (*)
Iniciar e reforçar o estímulo na arte de compor, explanando métodos composicionais através da prática.
Ministrado por: NINNO JUNIOR
Público alvo: interessados na prática da composição musical acima de 14 anos.
Data: Turma 2 –10 horas
LOTAÇÃO 20 vagas por turma

LUTHERIA – A ARTE DE PRODUZIR INSTRUMENTOS MUSICAIS (cordas) (*)
Desenvolver o conhecimento sobre a arte da Lutheria com um profissional habilitado. Fases de construção do instrumento, nomenclaturas, técnicas, manutenção e reparos.
Ministrado por: JEFERSON DAMASCENO
Público alvo – interessados na temática acima de 14 anos.
Horários: 14 horas
LOTAÇÃO – 40 vagas

ABORDAGEM DIRETA E PALESTRA – ÃLCOOL NA FAMÃLIA:
Apresentação de cena teatral referente aos problemas do abuso do álcool na família, conhecimento de atuação do A.A. na comunidade.
Direção SELMA BOSCH
Público alvo – interessados no tema em geral, acima de 14 anos, sem limite de idade.
Data: 10 horas
Ingressos a partir das 9h30
LOTAÇÃO – 60 pessoas

DIA 13

DEIXA QUE EU CONTO: (*)
Dicas e orientação sobre como contar histórias, transformando este momento em algo especial. Direcionada a pais e responsáveis abordando temas sobre a importância da leitura na infância e do contato direto dos pais nesta ação, relacionando cultura e afetividade.
Misnistrado por: ALAN QUEIROZ
Público alvo – pais e responsáveis interessados nesta proposta.
Horários: Turma1: 11 horas Turma 2: 18 horas
LOTAÇÃO – 15 vagas por turma

INTERVENÇÃO MUSICAL : MUSICALIZAÇÃO E SONORIDADE:
Oferecer uma abordagem direta com experiência interativa, em grupo, oportunizando às crianças de diversas idades o contato com objetos sonoros e com eles transformar “barulho†em música.
Ministrado por: HENRIQUE ARUAN
Público alvo: destinada especialmente à platéia de Pés Descalços e demais interessados, independente da idade.
Data: 15 horas
Ingressos: a partir das 14 horas
LOTAÇÃO – 40 pessoas (em atividade)

WORKSHOP DE GUITARRA ROCK
Apresentação de música instrumental com ênfase na guitarra rock, destacando as diversas possibilidades do instrumento.
Ministrado por: RODRIGO COELHO
Público alvo – músicos ou interessados no instrumento a partir de 10 anos (desde que acompanhados por responsável)
Data: 17 horas
Ingressos a partir das 16h30
LOTAÇÃO – 50 pessoas

DIA 14 
PARES – MÚSICA PARA PAIS E FILHOS (*)
Oferecer uma experiência musical interativa aos pares, possibilitando contato com a iniciação musical e estreitando os laços afetivos através das atividades.
Ministrado por: EMERSON00 BERTI
Público Alvo: crianças a partir de seis anos de idade ACOMPANHADAS pelo responsável.
Horário – 14 horas
Lotação – 20 PARES

RÃTMICA PERCUSSIVA (*)
Iniciação a leitura rítmica, coordenação, pulsação, percussão corporal e outras abordagens musicais que possibilitem a prática de conjunto com execução em instrumentos de percussão.
Ministrado por: KELY CABRAL
Público Alvo: interessados a partir de 14 anos
Horário: Turma 1 – 10:00h
Turma 2 – 13:00h
LOTAÇÃO – 10 pessoas por turma

BATE PAPO COM O AUTOR: ATÉ QUE A MORTE NOS AMPARE
Bate papo sobre sua experiência como autor com o intuito de trazer as inspirações e meios criativos, além de curiosidades sobre a obra.
Autor: MARCOS MARTINS
Público alvo – interessados em leitura e a obra.
Data: 17 horas
Ingressos a partir das 16h30
LOTAÇÃO – 50 pessoas.

 

Foto: Divulgação