O equipamento foi instalado no Morro dos Barbosas, no Parque Ecológico Engenheiro Tercio Garcia e no Morro do Itararé.
Em parceria com a Defesa Civil do Município, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) fez as instalações.
As PCDs consistem em pluviômetros acoplados a sensores geotécnicos, que monitoram e produzem alertas de risco de ocorrência de desastres de deslizamentos em encostas urbanas. Isso é possível por conta da presença de sensores que medem a umidade no solo.
Ao falar sobre a inovação, o secretário de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), Guilherme Palmieri, ressalta que o recurso pode preservar vidas. “Com o equipamento, nossa Defesa Civil se antecipa a algum problema que pudesse acontecer. É de extrema importância, (pois é possível) alertar pessoas que vivem em locais que poderiam sofrer deslizamentos. Isso porque já teremos dados prévios para evitar um sinistro maior”.
Palmieri cita, ainda, outros aspectos nos quais as PCDs podem ajudar. “Os medidores também vão dizer o quanto temos de umidade pelo ar, trazendo particularidades (e informações) a respeito de doenças respiratórias, chegada de frentes frias, entre outras informações. É uma novidade. Estamos saindo na frente para um melhor trabalho de prevenção”, afirma.