Da redação
A cidade de Santos está entre os 20 municÃpios menos violentos do Brasil. O dado é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que elaborou o Retrato dos MunicÃpios Brasileiros 2019. O estudo mostra que mais da metade dessas cidades estão situadas no Estado de São Paulo, o tornando o menos violento do paÃs.
O instituto analisou 310 municÃpios brasileiros que contavam com mais de 100 mil habitantes em 2017. No estudo, as cidades incluÃdas nos 20 municÃpios são Jaú, Indaiatuba, Valinhos, JundiaÃ, Limeira, Americana, Bragança Paulista, Santos, Araraquara, São Caetano, Mogi das Cruzes, Itatiba, Catanduva e Sertãozinho, que está empatado com Santa Bárbara D’oeste.
No total, 14 das cidades citadas são do Estado de São Paulo, que registrou uma taxa de homicÃdios de 13,5 a cada 100 mil habitantes em 2017, número que já era o menor de todo o Brasil.
De acordo com as estatÃsticas criminais divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, nos últimos 12 meses, entre julho de 2018 e junho de 2019, essa taxa é ainda é menor. Atualmente é de 6,4 casos a cada grupo de 100 mil habitantes.
MunicÃpios mais violentos
O estudo aponta que 20 dos municÃpios mais violentos do Brasil, 18 estão no Norte e Nordeste do paÃs. A cidade que se sobressai nesse ranking é Maracanaú, no Ceará. Em segundo lugar está Altamira, no Pará, seguida de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.
O motivo desse aumento é justificado pela guerra do narcotráfico, a rota do fluxo das drogas e o mercado ilÃcito de madeira e mogno nas zonas rurais.
Segundo o coordenador do estudo, Daniel Cerqueira, as cidades que se mostram mais violentas tem ligação com o acesso à serviços básicos. “O perfil socioeconômico é mais parecido com os paÃses latino-americanos ou africanos onde as pessoas, em geral, não têm acesso à educação, desenvolvimento infantil e mercado de trabalhoâ€, explica.
Foto: Rogério Cassimiro/Mtur