O ano era 2012. Com o término das aulas em dezembro, a Secretaria de Educação (Seduc) registrava 42.925 alunos matriculados em 63 escolas municipais. Em 2019, também no final do perÃodo escolar, o número de estudantes saltou para 52.161, enquanto a quantidade de unidades de ensino subiu para 77. Os dados apontam que a Secretaria de Educação (Seduc)
apresentou o aumento de 9.236 novos meninos e meninas inseridos em sala de aula.
Para fazer o comparativo foram avaliadas as informações apontadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (Inep) referentes ao encerramento do ano letivo em dezembro de 2012 e de 2019. Neste perÃodo, o aumento na quantidade de estudantes da rede municipal de ensino foi de 21,5%. Os dados são condizentes ao número de
alunos matriculados em turmas de creche, Educação Infantil, Educação Especial e de Jovens e Adultos (EJA), assim como Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano.
Em média, a Seduc contabilizou crescimento de pouco mais de mil alunos por ano. As crianças matriculadas em turmas de Creche foram quem mais alavancaram os números. Em dezembro de 2012, a pasta municipal contava com 6.398 crianças registradas. Sete anos depois, em 2019, a quantidade passou para 9.572. Aumento total de 49,6%. A criação do perÃodo semi-integral,
onde os pequenos frequentam as escolas durante seis horas, e a construção de novas unidades estão entre os fatores que contribuÃram para essa guinada.
A quantidade de alunos em turmas de Pré-Escola também cresceu consideravelmente, passando de 5.998 para 7.779 crianças matriculadas. O acréscimo registrado no perÃodo foi de 29,9%. Os números apresentados na área da Educação refletem o Ãndice de crescimento populacional que ocorre em Praia Grande. Em média, a Cidade registra acréscimo de 8 a 10 mil novos moradores por ano.
De acordo com a secretária de Educação, Nanci Solano Tavares de Almeida, a mudança no perfil de Praia Grande cada vez mais atrai novos moradores. “A demanda de procura aumenta a cada ano. Por conta disso, nos últimos tempos fizemos a entrega de novas unidades. Agora faremos a ampliação de escolas já existentes. Mas também estudamos a construção de mais prédios voltados para ensinoâ€.
Novos prédios – Para atender a demanda crescente, a Secretaria de Educação construiu 14 unidades de ensino em sete anos. A primeira inauguração ocorreu em 2013, quando a Administração Municipal fez a entrega da EM Arquiteto Oscar Niemeyer, no Bairro Princesa. Em 2015, mais quatro escolas, as EMs: Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso (Caiçara); Albert
Einstein (Samambaia), Mahatma Gandhi (Melvi) e Florivaldo Borges de Queiroz (Ocian).
Em 2016, a rede municipal de ensino passou a contar com mais três escolas. Neste ano, a Administração Municipal entregou à comunidade as seguintes EMs: Vereador Felipe Avelino Moraes (Bairro Caiçara); Governador Orestes Quércia (Mirim) e Professora Maria de Lourdes Santos. Já em 2017, duas unidades foram inauguradas as EMs Circe Sanches Toschi (Aviação) e
Professor Fued Temer (Guilhermina).
Para o ano de 2018, a Prefeitura preparou a inauguração de mais três escolas. São elas, as EMs Visconde de Mauá (Bairro Ribeirópolis), João Gonçalves (Aviação) e Roberto Francisco dos Santos (Ribeirópolis). Para encerrar o pacote de entrega de novas unidades de ensino, em 2019, a Administração Municipal inaugurou a EM Valter Salerno (Ocian). Além da construção de novas unidades, a Secretaria de Educação fez a ampliação de algumas unidades já existentes. Em 2014, a Prefeitura entregou as obras executadas nas unidades Newton de Almeida Castro (Bairro Vila Sônia) Dorivaldo Francisco Loria (SÃtio do Campo), Maria dos Remédios Carmona Milan (Melvi) e Juliana Arias Rodrigues de Oliveira. No ano
seguinte, mais duas entregas: Natale de Lucca (Quietude) e Manoel Nascimento Junior (Boqueirão).
Vem mais – Em 2020, a Secretaria de Educação aumentará a capacidade de atendimento de Creche, voltado para crianças de 0 a 3 anos. Para isso, a Subsecretaria de Planejamento de Expansão da Rede Escolar realiza a ampliação da EM João Batista Resine Alves, localizada no Bairro Esmeralda. A unidade recebe a construção de novos espaços que permitirão a criação de 358 vagas para turmas de Berçários I, II e III.
Além disso, a Seduc criará mais 536 vagas em Creche com as obras de adequação dos prédios onde funcionavam o Centro de Apoio à FamÃlia do Educando (Cafe) SÃtio do Campo e o Centro Estadual de Educação Supletiva Max Dada Gallizzi (Ceesmag), no Boqueirão. Os trabalhos na antiga unidade do Cafe SÃtio do Campo já iniciaram, enquanto a Seduc aguarda o encerramento do processo licitatório começar os serviços no Ceesmag.