PUBLICIDADE

Estado / São Paulo

BS permanece na Fase 3 Amarela do Plano SP. Temporada de cruzeiros não deve ocorrer em novembro

 - REVISTA MAIS SANTOS

(Crédito: Divulgação)

Durante a 99ª coletiva de imprensa sobre o enfrentamento da Covid-19 do Governo do Estado de São Paulo, foi anunciado que a Baixada Santista e Vale do Ribeira permanecem na Fase 3 Amarela do Plano SP. Conforme o Governador João Dória, o Estado teve queda em todos os índices (5%), 4% da quantidade de internações e 3% do número de óbitos. “Campinas, Araraquara e Araçatuba evoluíram para fases menos restritivas. Uma ótima notícia para 6 milhões de habitantes que vivem nesta região. Mas é preciso sempre ter cautela”.

Companhias marítimas que atuam no mercado de cruzeiros anunciaram nos últimos dias o retorno da temporada 2020/2021 em novembro, mas esta situação foi descartada pelo Coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Paulo Menezes. “Em primeiro lugar já temos várias experiências internacionais em navios x Covid-19. Cruzeiros já eram uma grande preocupação. Protocolos foram trabalhados junto a Anvisa. Tivemos anteriormente a situação do Sarampo chegando também nestas embarcações e  muito bem controlada pelos municípios de Santos e a capital paulista. Ainda não é o momento. Até porque reúnem pessoas de variadas regiões não só do Brasil mas também de outros países”.

Relembre como funciona a flexibilização nesta fase 

Conforme já noticiado pela Mais Santos, a Fase 3 Amarela aponta a reabertura de bares, restaurantes e similares, que antes do dia 13 de julho,  poderiam apenas funcionar em sistema delivery ou take away, no qual o consumidor retira o alimento no local. Para receber os clientes, a capacidade de ocupar em 40%, com carga de seis horas seguidas, além da adoção dos procedimentos de higiene comumente falados.

Os salões de beleza e clínicas de estéticas continuam em funcionamento, seguindo a mesma carga horária dos restaurantes e capacidade de ocupação.

A capacidade de pessoas dos shoppings, galerias e lojas de rua aumentou de 20% para 40%. O horário de funcionamento para 6 horas já havia sido estabelecido pelo Plano SP em semanas passadas, durante alteração desta regra na Fase Laranja. Praças de alimentação já estão em funcionamento. Em virtude da reabertura destas para consumo local, os shopping centers poderão optar pelo horário de funcionamento que melhor convier: das 12h às 18h ou das 15h às 21h, diariamente.

Os estabelecimentos comerciais da região Central (Valongo, Centro, Paquetá, Vila Nova e Vila Mathias), continuam abertos de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h, e, aos sábados e domingos, das 9h às 15h. No restante da Cidade, funcionarão das 13h às 19h diariamente.

As academias podem funcionar das 6h às 8h e das 17h às 21h, diariamente. Clubes e escolinhas de futebol, das 15h às 21h, todos os dias. Os limites de horário são estabelecidos pelo governo do Estado, por meio do Plano São Paulo.

 

 - REVISTA MAIS SANTOS

Em detalhes, a flexibilização da Fase 3 Amarela (Crédito: Divulgação)