PUBLICIDADE

Estado / São Paulo

Máscara pode voltar a ser usada em ambientes fechados de São Paulo

Da Redação

São Paulo volta a ter grande preocupação por causa da alta de casos de Covid-19 registradas nos últimos dias. Por conta disso, nesta terça-feira (31), o Comitê de Medidas de Vigilância em Saúde do Governo de São Paulo, volta a orientar o uso das máscaras em ambientes fechados.

A sugestão do uso da máscara se deve a uma alta de 120% de internações por Covid-19 em maio. Boa parte deste motivo se deve ao fato de que 10 milhões de pessoas ainda estão com dose de reforço da vacina atrasada em São Paulo.

A recomendação do estado, no entanto, não significa que o uso vai voltar a ser obrigatório. Ou seja cabe às prefeituras transformar esse recomendação em uma determinação por meio de um decreto, por exemplo.

Além disso, o Comitê de Medidas também recomendou que pessoas de grupos de risco para o coronavírus utilizem a proteção mesmo em ambientes abertos, e que a população complete o esquema vacinal, com a dose de reforço para adultos e adolescentes, e a quarta dose para idosos e pessoas com comorbidades.

Em nota, o governo de São Paulo confirmou a recomendação do comitê, mas destacou que a sugestão não altera a legislação vigente.

“O Comitê recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimentos fechados sem caráter obrigatório, não modificando a legislação vigente em São Paulo da utilização apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo”, declarou, em nota.

“O grupo também orientou que os municípios intensifiquem a busca ativa dos faltosos das 2ª e 3ª dose para os adultos e da 4ª dose para os idosos acima dos 60 anos. Entre as recomendações também está a importância da vacinação entre os adolescentes para a terceira dose, que começou a ser aplicada no Estado ontem (30)”.

Foto: Divulgação Prefeitura de Capão Bonito