Com o objetivo de recontar os fatos da história mais célebre do Ocidente, a Associação Cultural Incena Brasil abre inscrições este mês para a 51ª Encenação da Paixão de Cristo de Cubatão. A encenação mais tradicional da Baixada Santista terá centenas de vagas voltadas à s oficinas artÃsticas, a fim de quem quiser participar do grande elenco do espetáculo em 2020.
As inscrições serão nos próximos domingos na sala 2 do Centro MultimÃdia do Parque Anilinas (Centro). No dia 17, o plantão será de manhã (9h à s 12h) e de tarde (14h à s 17h), sendo que no dia 24, o plantão será somente de manhã. Interessados devem levar RG, CPF e comprovante de residência. Menores de 18 anos devem estar acompanhados de pais ou responsáveis.
Os participantes farão aulas semanais a partir de janeiro das oficinas de interpretação, maquiagem artÃstica, pesquisa de objetos e adereços cênicos, recebendo certificados para as respectivas oficinas. Por sua vez, moradores de Cubatão, Santos, São Vicente e Praia Grande terão colaboração para o transporte. A encenação será na noite de 10 de abril, no CSU – Parque do Trabalhador.
Livro do jubileu
O Jubileu de Ouro do evento será celebrado neste dia 21, à s 18 horas, no Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, Centro), com o lançamento do livro ‘Uma História de Amor e Paixão – 50 anos da Encenação da Paixão de Cristo em Cubatão’, escrito pelo historiador Welington Borges, com prefácio do diretor teatral Sérgio Mamberti.
Criada em 1969, a Encenação foi idealizada por um grupo de jovens que, junto do pároco da matriz, buscavam mobilizar a cena cultural local, realizando as primeiras edições na via principal da cidade. A publicação é uma realização do Governo Estadual via Secretaria de Cultura e Economia Criativa por meio do ProAC-ICMS – Programa de Ação Cultural com patrocÃnio da Unipar Carbocloro.
(Foto: Encenação 2019 Cubatão/Tathy Santana)