PUBLICIDADE

Exposição

Museu Nacional adianta projetos para avançar durante pandemia

Devastado por incêndio em 2018, museu dá continuidade à restauração

 

Com as obras de restaura√ß√£o e o resgate de pe√ßas paralisados pelas medidas de isolamento social, o Museu Nacional tem se concentrado na elabora√ß√£o de projetos para continuar a recupera√ß√£o em meio √† pandemia de coronav√≠rus. Em uma transmiss√£o ao vivo realizada ontem (28) no perfil do museu no Instagram, o diretor Alexander Kellner avaliou que √© “imposs√≠vel negar” que a pandemia ter√° um impacto no cronograma das a√ß√Ķes para a reconstru√ß√£o do pal√°cio Pa√ßo de S√£o Crist√≥v√£o, destru√≠do por um inc√™ndio em setembro de 2018.

“Certamente, h√° uma influ√™ncia da pandemia, mas os projetos est√£o andando. Realizo quatro ou cinco reuni√Ķes virtuais por dia”, afirmou ele, que resumiu: “Estamos trabalhando naquilo que podemos adiantar, que √© a fase de projetos.‚ÄĚ

O paleontólogo cita como exemplo a primeira etapa de restauração e reabilitação do conjunto paisagístico do palácio, com a recuperação dos ornatos, nas salas nobres prédio. O trabalho estava previsto para começar em abril e foi suspenso. As estátuas das musas, que ficam no alto do palácio, também seriam recuperadas nessa etapa.

Ornatos da sala nobre do pr√©dio do Museu Nacional que ser√£o recuperados na primeira etapa das obras do museu – T√Ęnia Rego/Ag√™ncia Brasil

Em respeito às medidas de isolamento social, o trabalho de resgate de peças que ainda estão no interior do palácio foi suspenso em março.

Desde a estabiliza√ß√£o das fachadas, pesquisadores da institui√ß√£o vasculham os escombros em busca de partes do acervo que possam ter sobrevivido √†s chamas e ao desabamento dos tr√™s andares do pr√©dio, que j√° foi usado como moradia pela fam√≠lia imperial brasileira no s√©culo 19, e abrigava importantes cole√ß√Ķes cient√≠ficas e hist√≥ricas.

“O trabalho de resgate est√° chegando ao fim. Resgatamos milhares de exemplares, algo que agora precisamos atuar para restaurar”, disse Kellner, que destacou materiais arqueol√≥gicos e paleontol√≥gicos como alguns dos que foram salvos.

O diretor do Museu Nacional agradeceu ao apoio que recebeu de diversas institui√ß√Ķes, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas para a Educa√ß√£o, a Ci√™ncia e a Cultura (Unesco), o governo da Alemanha, a Funda√ß√£o Vale e o Servi√ßo Social do Com√©rcio (Sesc). Keller adiantou que uma de suas prioridades √© incluir na estrutura do novo Museu Nacional um centro educacional para receber estudantes, p√ļblico que passava dos 20 mil por ano.

Abertura da exposi√ß√£o √ćndios: Os Primeiros Brasileiros, no Memorial dos Povos Ind√≠genas, em Bras√≠lia. As imagens e documentos expostos permitem que o p√ļblico viaje pela hist√≥ria do Brasil e dos povos ind√≠genas. – Valter Campanato/Ag√™ncia Brasil

O Museu Nacional tamb√©m pretende dialogar com lideran√ßas ind√≠genas para chegar √† melhor maneira de trabalhar um material de povos tradicionais brasileiros que voltar√° ao pa√≠s a partir de uma doa√ß√£o prometida por um museu da √Āustria.

Abertura da exposi√ß√£o √ćndios: Os Primeiros Brasileiros, no Memorial dos Povos Ind√≠genas, em Bras√≠lia. As imagens e documentos expostos permitem que o p√ļblico viaje pela hist√≥ria do Brasil e dos povos ind√≠genas. – Valter Campanato/Ag√™ncia Brasil

Em rela√ß√£o √† reconstru√ß√£o do pal√°cio, Kellner conta que trabalha neste momento com a ideia de restaurar por completo as fachadas e telhados, respeitando o projeto arquitet√īnico original e utilizando materiais mais resistentes e seguros. Internamente, a proposta ser√° manter um bloco hist√≥rico na parte da frente do pal√°cio, que contaria a hist√≥ria do imp√©rio, e modernizar o projeto arquitet√īnico em outras partes internas.

“Internamente, a ideia √© fazer um museu moderno”, disse ele, que lembrou a amplitude do inc√™ndio. “Infelizmente, n√£o existe um local sequer do pal√°cio que n√£o tenha sido afetado. N√£o tem nenhuma sala que n√£o pegou fogo. Isso fez com que todos os andares colapsassem.‚ÄĚ

 

Fonte: Agência Brasil

Foto/capa: Tomaz Silva/Agência Brasil