
Foto: Raimundo Rosa
A Orquestra Sinfônica Municipal de Santos se apresenta no próximo dia 25, à s 20h30, no Teatro Coliseu (Rua Amador Bueno, 237, Centro Histórico). Sob a regência do maestro LuÃs Gustavo Petri, o grupo executa a icônica Sinfonia nº 9, Coral, op. 125, de Beethoven. A noite também tem participação especial dos corais Municipal de Santos, Zanzalá (Cubatão) e Madrigal Vivace (JundiaÃ).
Para essa apresentação, a produção realiza uma pequena mudança na distribuição de ingressos. Em virtude da grande procura em apresentações anteriores, as entradas serão distribuÃdas neste sábado (20), das 14h à s 18h, no próprio teatro. São gratuitas.
Influenciado pelo poema An die Freude (à Alegria), do alemão Friedrich von Schiller (1759-1805), que exalta em versos a fraternidade e a união da humanidade, Ludwig van Beethoven criou a peça que inspirou poetas, escritores e artistas visuais, além de provocar argumentos e discussões estéticos e filosóficos.
A sinfonia, que tem despertado interesse em compositores como Schubert, Berlioz, Brahms, Wagner, Bruckner e Mahler, entre outros, declara a alegria e a fraternidade global da humanidade.