PUBLICIDADE

Teatro

Grupo Esparrama leva Teatro na Janela para Praça dos Andradas em Santos

Foto: Sissy Eiko

No dia 30 de Novembro de 2018 (sexta-feira), às 10h30, o  Grupo Esparrama – que ganhou a simpatia dos paulistanos por realizar apresentações de teatro na janela de um apartamento em frente ao Minhocão (Elevado Presidente João Goulart) – fará uma apresentação especial do espetáculo Navegar na Cadeia Velha de Santos, que fica na Praça dos Andradas, em Santos, com entrada gratuita.

A história do espetáculo gira em torno de Nina e Samuel, duas crianças que se encontram durante suas viagens pela cidade com seu barco imaginário. Enquanto eles compartilham as histórias de suas navegações, descobrem que a cidade foi dominada por Gatão (um misterioso gato que acha que é dono de tudo). Juntos com seus amigos pássaros, às crianças lutam para tentar libertar a cidade das garras desse gatuno.

Além da apresentação do espetáculo que ficou famoso sendo realizado no Teatro na Janela, o grupo realizará uma formação de mediação para professores e agentes culturais no dia 03 de dezembro e uma temporada da exposição Navegar: uma Expedição por Imaginários, aberta a visitação de 03 à 08 de Dezembro, no Cais Milton Teixeira, que fica na Avenida Rangel Pestana 150, Vila Mathias, Santos.

Na exposição, o público poderá conferir as obras das crianças, dos artistas convidados (a fotógrafa Sissy Eiko, a ilustradora Marina Faria e o poeta Daniel Viana) e do próprio Grupo Esparrama, que foram criadas a partir de um processo de escutas com três grupos diferentes de crianças da cidade de São Paulo. Já no espetáculo Navegar, que também é resultado dessas escutas, o Esparrama propõe uma interação profunda com a plateia, convidando crianças para pintar as bandeiras que formam a vela do navio das personagens do espetáculo, além de deixar um microfone aberto para as crianças que queiram se expressar.

As ações fazem parte da comemoração de cinco anos do Grupo Esparrama e de seu projeto Projeto Naveganças contemplado pelo EDITAL PROAC Nº 09/2018 – Circulação de Artes Cênicas para Rua, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Até agora, com sua passagem pelas cidades São Paulo, São Carlos, Mauá, São Bernardo do Campo, Guarulhos, Sorocaba e Santo André, o projeto tem reunido centenas de crianças, educadores e público em geral para conhecer melhor a ideia das Cidades Educadoras refletindo a respeito do imaginário infantil sobre a cidade e espaço urbano. A temporada será finalizada com ações na cidade de Santos.

Com o projeto Naveganças, em um curto período de tempo, o grupo revisita parte de seu repertório e amplia a sua pesquisa sobre as Cidades Educadoras, oito das cidades do estado de SP que são signatárias da Carta das Cidades Educadoras: São Paulo, São Carlos, Mauá, São Bernardo do Campo, Santo André, Guarulhos, Sorocaba e Santos. Com isso, pretende chamar a atenção do público para a necessidade de pensar  coexistência das crianças no espaço público e para o pensamento da cidade como potencial educativo.