A tradicional “Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo†realizada no Humaitá, chega a sua 26ª edição. O espetáculo teve inÃcio em 1991 e se tornou tradição na Cidade. Neste ano, o evento será realizado nos dias 30 de março e 1º de abril, à s 19h, na Praça 128, s/nº, ao lado da Paróquia São José de Anchieta. O ingresso é 1 kg de alimento não-perecÃvel (exceto sal e açúcar) que será doado a famÃlias carentes.
O diretor geral do espetáculo no Humaitá, Leandro França da Silva, explica que a Encenação busca estabelecer um paralelo entre o significado da Páscoa no Antigo Testamento e no Novo, mostrando Moisés libertando o povo e Jesus, a humanidade. “Há uma proposta cênica diferente este ano, sem narrações, com alguns cortes temporais durante a peça. Em 2018, buscamos mostrar os motivos pelos quais Jesus era querido por uns e odiado por outrosâ€.
O espetáculo conta com mais de 100 pessoas, todas da comunidade, entre atores, músicos, bailarinos e parte técnica. A expectativa dos organizadores é receber até quatro mil pessoas nos dois de apresentação.
Ãrea Insular – A comunidade da Igreja Nossa Senhora do Amparo (Avenida Capitão Mor Aguiar, 773 – Centro) realiza nos dias 30 de março, à s 18h30 e no dia 31 de março, à s 19h30, a “Encenação da Paixão e Morte de Cristoâ€. O espetáculo é gratuito e busca contar como foi o último dia de Jesus na terra, seu sofrimento e morte.
O teatro será realizado em frente à Igreja e contará com a participação de 70 atores e mais 30 pessoas nos bastidores. Segundo a organização, a expectativa é receber cerca de 1.200 espectadores.
Circo como inspiração – Um grupo de atores profissionais e amadores de São Vicente realizará a encenação da Paixão de Cristo de uma maneira diferente. A história é contada nos moldes clássicos do circo que existe desde a década de 1920. Os palhaços, após suas apresentações, falam sobre Jesus. Maria será representada pelo levantador de pesos, uma bailarina atua como Madalena e os palhaços narram a história.
O espetáculo é gratuito e terá mais de 70 pessoas da comunidade. Não é obrigatória a troca de alimentos não-perecÃveis por ingressos. Porém, o grupo solicita essas doações, pois há uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São Vicente, que recebe tudo e encaminha para instituições beneficentes da Cidade.
Confira as datas das apresentações:
Praça Tom Jobim, às 20h: 29, 30, 31/03, 01/04;
Parque Cultural Vila de São Vicente, às 20h: 07, 08/04;
Rua Cuiabá (em frente à banda da Tia Bola), às 20h: 14/04;
Subprefeitura Rio Branco (Avenida Ulisses Guimarães, 211 – Jardim Rio Branco), às 19h: 15/04;
Parque Ecológico Municipal de São Vicente, às 15h: 21/04.