Da redação
De lendas indÃgenas até obras baseadas na biografia de artistas brasileiros estarão nos palcos e praças de Cubatão neste mês durante o 16º Festac, Festival de Teatro de Cubatão. O festival mais tradicional da cidade contará com mais de 20 atividades gratuitas entre 13 e 27 de outubro para todos os públicos.
Com o tema ‘Esta Ocupação é Teatral!’, o Festac terá atividades formativas em sete bairros da cidade, além de gerar o intercâmbio entre produções artÃsticas de Cubatão e região, e formar novas plateias. O objetivo é promover o acesso a cultura de maneira democrática a todos os pontos da cidade. Um diferencial nesta edição é que parte dos espetáculos contarão com intérprete de Libras (dias 13, 17 e 23).
O 16º Festac é uma realização da Associação Cultural Incena Brasil com a Prefeitura Municipal de Cubatão via Secretaria de Cultura a partir das emendas parlamentares de Ivan Hildebrando e Rafael Tucla. O evento conta com apoio cultural do Canteiro de Obras Teatrais, Exército da Salvação, Floricultura Central, Galpão Cultural, Sesc Santos e Teatro do Kaos.
Acessibilidade, democratização e Libras marcam programação – A acessibilidade e a democratização são parte dos eixos que fundamentam o novo Festac. A iniciativa descentralizou ainda mais a programação do festival. Além de ser inteiramente gratuita, metade das atividades previstas serão fora do centro de Cubatão.
Ainda, de auditórios a salas, de palcos a praças, todos os espaços que contemplarão as oficinas e espetáculos teatrais contam com acessibilidade para todos os públicos, sendo que parte das peças contarão na plateia com alunos da Educação de Jovens e Adultos, ampliando os seus repertórios culturais.
Outro diferencial é que uma intérprete de Libras estará à disposição de pessoas com deficiência, em relação à s peças convidadas: ‘Os Bolsos cheios de Pão’, da La Inquieta Compañia (dia 13, à s 20h, no Teatro do Kaos, classificação: 12 anos), ‘Caecus – Um Documento Cênico’, da Cia Los Puercos (dia 17, à s 20h, no Bloco Cultural, 12 anos) e ‘War’, da Cia para Pessoas Solitárias (dia 23, à s 20h, no Kaos, 16 anos).