Concebido há 60 anos, ‘Barrela’ retorna em temporada gratuita nesta próxima semana no Centro de Santos, dentro do projeto ‘PlÃnio Marcos Presente’. A peça, a primeira obra de PlÃnio, apresentada à época no Centro Cultural Português (R. Amador Bueno, 188, Centro) ganha uma nova versão. O mesmo palco receberá o teatro que aborda sobre a crueza de um cárcere, em que sobrevivência e brutalidade duelam com a chegada do sétimo prisioneiro.
“PlÃnio Marcos expôs as entranhas da sociedade brasileira, denunciando desvios e iniquidades, clamando sobretudo por um Brasil justo e solidário”, aborda Tanah Corrêa, diretor teatral da nova montagem e curador da iniciativa em resgatar a memória do autor de mais de 20 livros e de 30 peças teatrais, que versou em jornais, nos palcos e na TV. “Ele foi um grito de liberdade que projetou a indignação do povo brasileiro contra a ação de sucessivos governos autoritários”.
Baseado no noticiário da época, o santista PlÃnio Marcos (1935-1999) se consagraria como um dos principais nomes da dramaturgia nacional ressaltando um olhar atento ao cotidiano de quem vive à marginalidade urbana logo em sua estreia. Alvo de censura por anos, ‘Barrela’ teve a sua primeira exibição em festival nacional de artes cênicas coordenado por Paschoal Carlos Magno e PatrÃcia Galvão, a Pagu.
As sessões serão dos dias 19 a 23, à s 21h, e no dia 24 à s 20h, com ingressos distribuÃdos 1 hora antes das apresentações. Com direção de Tanah e assistência de Karla Lacerda, o elenco é formado por Acácio Alves Souza, Celso Lima, Dagoberto Costa, Dino Menezes, Duduka Monteiro, Fabiano Santos, Guilherme Pereira, Jô Lima Alves, Leandro Oliveira, Marcelo Duarte, Marco França, Paulo MaurÃcio, Paulo Roberto Valentino, Pedro Oliveira e Tonny Jakoska. Classificação: 16 anos. Informações e agendamento de turmas para sessões em: (13) 3233-6060.
Programação
Por sua vez, os alunos da Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo encenarão ‘A Mancha Roxa’, em plena Cadeia Velha (Praça dos Andradas, s/nº, Centro) nos dias 23 e 24, à s 17h. Os ingressos serão distribuÃdos com 1 hora de antecedência, na escola, situada no Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100). Classificação: 15 anos.
Ainda, ‘PlÃnio Marcos Presente’ conta no Centro Português com exposição artÃstica sobre vida e obra do autor até dia 24, e, no Instituto Arte no Dique (Av. Brig. Faria Lima, 1349, Rádio Clube), com sessão do filme ‘Querô – Uma Reportagem Maldita’. A iniciativa da Prefeitura Municipal de Santos via Secretaria de Cultura tem apoio cultural do Centro Cultural Português, Teatraria Produções ArtÃsticas, Escola de Teatro Tescom e TV Tribuna. Saiba mais em: fb.com/culturasantos.
(Foto: Elenco do espetáculo Barrela/Divulgação)