Fazer mala nem sempre é um prazer. Conseguir colocar todas as roupas, calçados e acessórios pode ser um trabalho difÃcil. A preocupação na hora da seleção ficou ainda maior depois da resolução de 2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que permite que o passageiro leve gratuitamente apenas uma bagagem de mão com volume de até 10 quilos em viagens nacionais e internacionais (as demais bagagens são cobradas).
Para auxiliar as viajantes nesse sentido, confira algumas dicas práticas que irão te auxiliar a montar a sua bagagem com mais rapidez e segurança.
1 – Não monte a sua mala logo de cara. Coloque em cima da cama tudo o que você pretende levar para analisar com mais tranquilidade o que pode ficar e o que deve necessariamente ir com você na viagem.
2 – Separe algumas peças de roupa pequenas, coloque-as em saquinhos de tecido (para protegê-las) e acomode-as dentro dos sapatos escolhidos. Isso vai criar uma espécie de enchimento dentro dos sapatos evitando que eles fiquem deformados com o peso dos demais itens da mala. Coloque os sapatos no fundo da mala, na parte onde estão as rodinhas.
3 – Em seguida, coloque seus vestidos, tops e shorts. As peças feitas em malha e algodão amassam menos se você fizer rolinhos com elas (além disso, você também ganha mais espaço na mala). Se for levar um blazer, dobre a peça no sentido horizontal (da largura) para evitar que a gola fique marcada.
4 – Tome o cuidado de sempre colocar as peças mais leves por cima das mais pesada. Isso evita que elas amassem e te ajuda a ganhar mais tempo ao chegar no seu destino final.
5 – Os cosméticos, produtos de higiene, remédios, bijuterias e demais miudezas podem e devem ser colocados dentro de nécessaires. Importante se certificar que os produtos estejam bem fechados para evitar surpresas desagradáveis no desembarque.