PUBLICIDADE

Internacional

Coronavírus: com 6.200 infectados, Coreia do Sul tem 518 novos casos

Por RTP (emissora p√ļblica de televis√£o de Portugal) – Seul

As autoridades de sa√ļde da Coreia do Sul anunciaram hoje (6) 518 novos casos de cont√°gio pelo novo coronav√≠rus, elevando para 6.284 o total de infectados no pa√≠s, onde j√° morreram 42 pessoas v√≠timas da doen√ßa Covid-19.

Os n√ļmeros – divulgados pelo Centro de Controle e Preven√ß√£o de Doen√ßas Contagiosas – abrangem todos os casos desde quarta-feira at√© esta sexta-feira. Durante este per√≠odo houve cinco mortes.

HEALTH-CORONAVIRUS/SOUTHKOREA-DAEGU

No Hospital Universit√°rio Kyungpook, em Daegu, m√©dicos transportam em maca paciente suspeito de ter coronav√≠rus –¬†Reuters/Kim Kyung-Hoon/direitos reservados

A cidade de Daegu, a 230 quilómetros a sudeste de Seul, e a província vizinha de Gyeongsang do Norte, centros do surto no país, anotaram a grande maioria dos novos casos: 490 dos 518.

Esta regi√£o tem mais de 90% (5.700) de todas as infec√ß√Ķes que ocorreram na Coreia do Sul, desde que o v√≠rus foi detectado no pa√≠s, em 20 de janeiro. A regi√£o contabiliza ainda 40 pessoas mortas.

A Coreia do Sul é o segundo país com mais casos de Covid-19 no mundo depois da China, e é também o  que registra mais novos casos da doença todos os dias.

As autoridades sul-coreanas analisaram 158.456 pessoas, numa campanha com mais de 15 mil testes di√°rios nos √ļltimos dias. Mais de 21.000 pessoas continuam em quarentena.

O surto de Covid-19, que pode causar infec√ß√Ķes respirat√≥rias como pneumonia, provocou mais de 3.450 mortos e infetou mais de 97 mil pessoas em 85 pa√≠ses, incluindo nove em Portugal.

Até hoje, a China continental, que exclui Macau e Hong Kong, somava 3.042 mortes e 80.552 casos de infecção, mais de 80% do conjunto global em todo o mundo, apesar dos surtos recentes na Itália, Irã, Coreia do Sul e Japão.

A China informou que mais de 53.700 pessoas receberam alta no país desde o início do surto.
Al√©m dos 3.042 mortos na China continental, h√° registro de mortos no Ir√£, It√°lia, Coreia do Sul, Jap√£o, Fran√ßa, Hong Kong, Taiwan, Austr√°lia, Tail√Ęndia, Estados Unidos,
Filipinas, Espanha, Reino Unido e Iraque.

Butão tem primeiro caso de coronavírus

O isolado reino do Butão, no Himalaia, anunciou hoje o primeiro caso confirmado do novo coronavírus. A vítima é um cidadão norte-americano. O país proibiu a entrada de turistas durante duas semanas.

O homem, de 76 anos, chegou ao But√£o em 2 de mar√ßo, proveniente da √ćndia. Na quinta-feira, foi internado num hospital, tendo as an√°lises mostrado que era portador do novo coronav√≠rus, anunciou do primeiro-ministro do But√£o, Lotay Tshering.

O paciente, que n√£o foi identificado, deixou Washington em 18 de fevereiro e viajou para a √ćndia, onde esteve entre 21 de fevereiro e 1 de mar√ßo.

As autoridades de sa√ļde do But√£o identificaram de 90 pessoas que estiveram em contato com o paciente. Algumas foram colocadas em quarentena, embora nenhuma apresente sintomas como febre e tosse.

(Foto: Kim Kiung-Hoom)