Da Redação
Os estivadores que trabalham no Porto de Santos prometem parar suas atividades, em razão da pandemia do novo coronavírus. A decisão foi confirmada pelo sindicato da categoria, o Sindestiva.
Segundo a entidade, a iniciativa corrobora posicionamentos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Governo do estado sobre procedimentos quanto ao Covid-19. “O Porto de Santos, é uma porta com o Mundo e o contato com as tripulações dos navios é inevitável a cada trabalho”, diz, em nota.
“Outra preocupação é que os navios não estão sendo vistoriados na Barra e sim quando já estão ancorados nos terminais, aumentando as chances de contágio, além da falta de algumas iniciativas as quais a autoridade portuária não vem tomando, como uma das coisas mais básica, que seria o álcool gel nos gates, pois todos os trabalhadores portuários avulsos e vinculados ao adentrarem ao porto utilizam o sistema biométrico que é a mão”, reforça o presidente do sindicato, o Nei da Estiva.
Além disso, o Sindestiva pretende convocar assembleia para pleitear uma paralisação em todo o Porto de Santos. A exceção no trabalho ficaria para cargas necessária ao setor de Saúde.
Foto: Reprodução/Facebook