PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Guarujá faz pré-cadastro para Programa de Locação Social

Da Redação

Em regime de plant√£o, a Secretaria de Habita√ß√£o de Guaruj√° (Sehab) est√° atendendo os moradores que tiveram as suas casas destru√≠das ou interditadas pela Defesa Civil de Guaruj√°, em decorr√™ncia dos deslizamentos, na Escola Municipal Prof¬™ Dirce Val√©rio Gracia (Av. Dom Pedro I, 340 – Jardim Tejereba). O servi√ßo, que vem ocorrendo desde a √ļltima quinta-feira (5), j√° atendeu 325 fam√≠lias.

No local, uma equipe realiza o pré-cadastro das vítimas da tragédia, com funcionamento de segunda a sexta-feira, sempre das 9 às 17 horas. Por dia, serão distribuídas 100 senhas. O plantão prosseguirá até que a situação na Cidade seja normalizada. A Defesa Civil de Guarujá mapeou as famílias atingidas pelo temporal e encaminhará à Sehab para inserção no programa.

Neste s√°bado (7), a Sehab, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento e Assist√™ncia Social (Sedeas), atendeu mais de 80 pessoas. “At√© o momento, 325 fam√≠lias foram cadastradas e continuaremos o atendimento no decorrer da semana”, refor√ßa o secret√°rio de Habita√ß√£o, Marcelo Mariano.

A Caixa Econ√īmica Federal tamb√©m ir√° atender as fam√≠lias para efetuar abertura de conta corrente, possibilitando, assim, o pagamento do benef√≠cio com mais agilidade, fazendo com que as pessoas consigam restabelecer a sua rotina.

Interdi√ß√Ķes

A Coordenadoria de Unidades de Preven√ß√£o e Educa√ß√£o da Defesa Civil de Guaruj√° es-t√° intensificando a√ß√Ķes para reduzir riscos de novos deslizamentos nos morros da Cida-de. O trabalho come√ßou pelo Morro da Bela Vista (Macaco Molhado), na Vila Edna, na madrugada do √ļltimo dia 2, onde 78 moradias j√° foram interditadas por riscos de desaba-mentos, causados pelas chuvas dos √ļltimos dias em Guaruj√°, que vitimou centenas de pessoas.

De acordo com o geólogo, coordenador de Unidade de Prevenção e Educação da Defesa Civil do Município, a interdição no Morro da Bela Vista (Macaco Molhado) se deu após vistoria técnica, realizada em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que identificou uma trinca no solo, constatando a presença de risco iminente de novos deslizamentos ao conjunto de casas no entorno.

O trabalho de vistoria se estende por todos os morros que sofreram com os deslizamentos. “Caso a Defesa Civil constate, em outros locais, que mais moradias est√£o sob risco de desabamento, os moradores ser√£o retirados e levados ao local de acolhimento da Pre-feitura ou para casas de parentes”, explica o coordenador. Em Guaruj√°, foram registrados sete deslizamentos, com as situa√ß√Ķes mais cr√≠ticas nos morros Morro da Bela Vista (Macaco Molhado) e Barreira do Jo√£o Guarda.

Foto: Helder Lima/PMG