PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Guarujá terá mais de 100 GCMs armados para temporada

Da redação

A Prefeitura de Guarujá fez o anúncio nesta terça-feira (08) do aumento de Guardas Civis Municipais armados na temporada de verão. Serão mais de 100 GCMs treinados e armados para garantir a segurança da população. Hoje, a cidade conta com 73 agentes aptos a usar armas de fogo, sendo que as primeiras 35 pistolas são utilizadas no patrulhamento diário desde março deste ano.

Em seis meses de uso de arma de fogo, a Guarda Civil Municipal (GCM) já sente os primeiros resultados do investimento em segurança. Além da diminuição de 20% nos números de furtos em próprios públicos, os agentes realizaram mais de 30 detenções, além de desenvolverem operações estratégicas.

“Estudos comprovam que onde tem guarda armada há uma redução significativa da criminalidade, e temos comprovado isso na prática. É mais segurança para população e também para o guarda que tem condições técnicas para cumprir a sua missão”, afirmou o diretor da GCM, Luiz Carlos Mariano.

Treinamento

Para ser autorizado a portar arma, o guarda civil municipal deve comprovar a realização de um treinamento técnico de no mínimo 60 horas para porte de revólver, e 100 horas para porte de pistolas.

As primeiras turmas foram capacitadas por meio de um acordo de cooperação técnica com a Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. Agora, o treinamento passa a ser ministrado por corpo próprio de instrutores habilitados. Além disso, os agentes são submetidos a um plano de capacitação e aperfeiçoamento permanentes.