Verbas já haviam sido autorizadas pelo governo anterior, mas repasses foram suspensos
Nesta sexta-feira (27), dando continuidade a série de matérias com os prefeitos da Baixada Santista sobre o balanço do ano de 2019 e as expectativas para 2020, o Portal Mais Santos entrevistou o prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa.
Segundo o prefeito, a cidade foi prejudicada pelo corte de verbas do Estado no início deste ano, o que atrasou obras que estavam em andamento e inviabilizou mudanças na área da saúde.
Um dos objetivos da administração é a modernização do Hospital Municipal e o aumento da capacidade de leitos. A ideia que deveria sair do papel em 2019, deve ter andamento em 2020.
De acordo com Pedro Gouvêa, todos os setores da cidade receberão investimentos no próximo ano, mas a infraestrutura, saúde e educação, serão prioridades.

Foto: Luiz Vinagre/Divulgação
Acompanhe a entrevista com o prefeito:
Quais os principais desafios enfrentados pela sua Administração em 2019? O que faltou na sua opinião?
No início de 2019, fomos surpreendidos por uma iniciativa do novo gestor do Governo do Estado de São Paulo, que cortou verbas essenciais para o Município. Essas verbas estavam devidamente liberadas, pois o Município cumpriu com todas as suas obrigações legais e seguiu todos os trâmites necessários para que a Cidade tivesse seus projetos aprovados. Alguns deles, na área de infraestrutura, estavam em andamento, quando os recursos foram suspensos. Outra área prejudicada com a iniciativa do Estado foi a Saúde.
Temos um projeto que vai modernizar o atendimento e a estrutura do Hospital Municipal, inclusive dobrando a atual capacidade de leitos. Este já estava com verbas autorizadas, pelo governador anterior à atual gestão, mas os repasses também foram suspensos.
Assim, foram grandes os obstáculos enfrentados no início do ano. Porém, os transformamos em grandes desafios e, mesmo sem os repasses do Estado, conseguimos dar andamento a alguns dos projetos, com recursos próprios, e estamos dando continuidade aos demais. Com certeza, os desafios de 2019 estão sendo superados um a um.
A segurança é sempre um dos pontos que precisa de investimentos constantes e, principalmente neste período de temporada, em que a população flutuante aumenta de forma considerável. Quais são os investimentos para a temporada 2019/2020?
Desde o início da administração temos tratado a segurança do Município com total prioridade para o dia a dia dos munícipes. Evidente que na Temporada de Verão esta atenção é acentuada, pois aumenta o número de pessoas na Cidade, com a vinda de turistas e veranistas. Assim, para garantir a tranquilidade de moradores e visitantes temos investido em projetos e serviços que já estão mostrando resultados positivos. Para o próximo ano, vamos iniciar a implantação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da Cidade. Na Praia do Itararé, um novo sistema de iluminação foi implantado, com 1.487 lâmpadas de Led. Trata-se de um sistema moderno e eficiente. O mesmo está sendo implantado em toda a orla do Gonzaguinha e será estendido à Avenida Quarentenário, na Área Continental. Nos bairros, estamos ampliando o sistema de iluminação pública, inclusive com troca de lâmpadas e instalação de postes onde era necessária melhor iluminação. Ainda, nossa Guarda Civil Municipal tem obtido êxito no adestramento de cães que atuam diariamente no apoio à segurança.
Ressalte um setor em sua cidade que recebeu, ou não, investimento e que terá uma atenção ainda maior em 2020.
Todos os setores receberam investimentos municipais neste ano e continuarão sendo contemplados em 2020. Evidente que Saúde e Educação têm uma atenção redobrada.
Na Saúde, por exemplo, entregamos a Estratégia de Saúde da Família Saquaré/México 70 e a Estratégia de Saúde da Família Esplanada dos Barreiros, garantindo o atendimento a mais de oito mil pessoas por mês.
Na Educação, entregamos unidades e mantivemos o título de maior rede pública municipal de ensino da Baixada Santista. Uma das unidades entregues foi a Creche Sandra Antonelli, com capacidade para atender até 220 crianças. Mas não foi somente isso.
Realizamos obras de pavimentação de ruas. Temos feito obras para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas. Implantamos um novo sistema de iluminação na Praia do Itararé, que será levado ao Gonzaguinha e à Avenida Quarentenário, na Área Continental. Criamos a Unidade Básica de Saúde Animal (Ubasa) e o Centro de Estudo e Apoio ao Meio Ambiente, ambos na Área Continental. O Castramóvel foi outra conquista em 2019.
Na área de Cultura, entregamos a revitalização da Casa Martim Afonso e inauguramos o Espaço Multicultural, com capacidade para 80 pessoas. Na Área Continental, entregamos a Estação Cidadania Cultura. Como se vê, as conquistas foram expressivas, mas estamos trabalhando para que muitas outras realizações aconteçam.
Qual a previsão orçamentária de sua cidade e de que forma esse dinheiro será aplicado e revertido para o seu cidadão?
A previsão orçamentária para 2020 é de R$ 1.216.078.000,00. A peça orçamentária já foi encaminhada para apreciação do Legislativo Municipal, que deve apresentar um parecer nos próximos dias.
Destaque pelo menos 3 pontos, ou setores, que irão ganhar investimento e um olhar mais aprofundado para o próximo ano?
Como disse anteriormente, todos os setores têm e continuarão recebendo atenção especial. Porém, infraestrutura, Saúde e Educação seguem como as prioridades.