Mais 63 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos foram solicitados ao governo federal pelos nove municÃpios da Baixada Santista, para atender possÃveis casos graves do novo coronavÃrus (Covid-19) na rede SUS (Sistema Único de Saúde). Com esse total, a região somará 153 novos leitos do tipo, 20 deles a serem montados no nono andar do Complexo Hospitalar dos Estivadores, equipamento da Prefeitura de Santos mantido sob gestão compartilhada com o Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz, onde atualmente há 17 leitos.
O novo pleito foi decidido durante reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), realizada nesta quinta-feira (19) por videoconferência entre os nove chefes do Executivo, Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), Departamento Regional de Saúde (DRS-4) e Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo.
Os leitos são para atender as necessidades dos municÃpios de Guarujá, Praia Grande, Bertioga e São Vicente. Atualmente, a região conta com 464 leitos de UTI, dos quais 263 são em Santos. Das 153 unidades, 90 já foram credenciadas pelo Ministério da Saúde e passarão a entrar no fluxo de receita do órgão, recebendo recursos para seu pleno funcionamento. Em todo o PaÃs, o governo federal autorizou a rápida instalação de dois mil leitos de UTI para enfrentamento da pandemia.
Atendimentos
Entre as medidas determinadas em âmbito metropolitano na reunião desta quinta (19), a suspensão, a partir desta sexta-feira (20), dos atendimentos de rotina e das consultas odontológicas, exceto casos emergenciais. Serão mantidos somente consultas para triagem dos casos suspeitos de coronavÃrus, pré-natal e vacinação, além da campanha da gripe prevista para a próxima semana.
Foto: Divulgação