Mesmo com o tempo chuvoso e frio, Maria de Fátima de Araújo Silva, 63 anos, que há 28 anos mora no Jardim Rio Branco, foi prestigiar a inauguração da base no bairro: “Estão de parabéns! É muito importante a base aqui, pois é um sonho de anos atrás”.
O prefeito Pedro Gouvêa ressaltou que a obra da base do Corpo de Bombeiros da Área Continental foi uma das primeiras retomadas quando assumiu a Prefeitura no ano passado. “Era uma obra parada, que estava com paredes destruídas por conta do tempo e da degradação”. O empreendimento foi custeado, inclusive o terreno, com recursos da própria Prefeitura, por meio do Fundo de Apoio ao Bombeiro.
Integração – A instalação do Corpo de Bombeiros e do Samu no mesmo espaço permitirá a diminuição do tempo de espera das chamadas de ocorrências, que serão centralizadas em um único local, otimizando o atendimento e fazendo com que as duas equipes não atendam o mesmo chamado.
A base conta com salas de almoxarifado, da administração, de salvamento, lavabo, refeitório, cozinha, alojamentos, além de lavanderia, banheiros adaptados, pátio e estacionamento.
Bombeiros – De acordo com o 1º Tenente Alexandre Costa, responsável pela base do Corpo de Bombeiros de São Vicente, explicou que a estrutura terá dois caminhões de incêndio, que atenderão ocorrências de salvamento, de acidente de trânsito e perdidos em mata: “Diariamente serão três homens atuando na viatura de incêndio e na base”.
Samu – O enfermeiro coordenador do Samu, Marcelo de Almeida Cesar, disse que na Área Continental já havia uma base descentralizada do Samu, localizada em frente à Escola Estadual Esmeraldo Tarquínio Silva: “A intenção dessa base aqui na região é justamente diminuir o tempo-resposta para ocorrências do território. Com a vinda das nossas equipes para cá, além de uma melhor integração, com 193, que realizamos atendimento em conjunto, nós teremos um ganho do ponto de vista de qualidade em relação à estrutura física, climatização, segurança, localização. É um ganho muito grande com as equipes do Samu essa parceria com o corpo de bombeiros”.
O Samu da Área Continental conta com duas ambulâncias com profissional de enfermagem de nível técnico e motorista socorrista, atuando com as equipes de incêndio do Corpo de Bombeiros.
Foto: Cesar Morgado