A medida foi tomada após uma uma mulher ser atingida por um pedaço de concreto do forro, no último domingo (23). A paralisação vai acontecer durante 90 dias, mas o serviço não vai parar totalmente. O embarque e desembarque serão feitos, no lado santista, no Armazém 12. Â
Foto: Reprodução
Por VinÃcius Farias
A Autoridade Portuária de Santos (APS) vai interditar para reparos a passagem aquaviária sob o cais e a Avenida Perimetral da margem direita do Porto de Santos, um túnel que liga a estação Bacia do Mercado ao Estuário, utilizado pelas catraias na travessia entre Santos e Vicente de Carvalho, em Guarujá, após uma mulher ser atingida por um pedaço de concreto do forro. O caso ocorreu no último domingo (23). A vÃtima fez tomografia e, pelas imagens, não foram encontradas fraturas. Ela teve alta médica no mesmo dia. No total, cerca de 15 mil pessoas utilizam as embarcações que fazem esse trajeto entre as duas cidades.
Segundo a APS, a paralisação vai acontecer durante 90 dias e será feita para evitar acidentes e mesmo com a interdição, o serviço não vai parar totalmente. O embarque e desembarque serão feitos, no lado santista, no Armazém 12.
O órgão explicou que a decisão da continuidade dos serviços foi decidida em reunião realizada nesta terça-feira, (25), na APS, com a presença da Capitania dos Portos, prefeituras de Santos e Guarujá e a Associação dos Catraieiros.
A Associação dos Catraieiros, com apoio da Autoridade Portuária, vai instalar uma escada para o desembarque no armazém 12. O presidente da associação, Fernando Miranda, afirmou, na reunião, que precisará de novas opções de desembarque, que ficaram de ser estudadas nas próximas reuniões.
A APS, em entendimento com a Capitania dos Portos e as prefeituras de Santos e Guarujá, informou a Associação dos Catraieiros que a opção de emergência para não paralisar o serviço será utilizar o armazém 12 como ponto de desembarque, sem prejuÃzo do estudo de novas alternativas que possam a ser também usadas simultaneamente.
Mulher ferida por pedaço de concreto
VÃdeo: Reprodução
Uma mulher ficou ferida neste domingo (23), enquanto voltava de um concurso público de Santos. Ela utilizava a travessia de catraias, em direção a Vicente de Carvalho, por volta de 19h, quando um pedaço de concreto, que tinha cerca de 40 centÃmetros e pesava por volta de 10 kg caiu e atingiu a cabeça dela.
Alguns passageiros que também faziam a travessia ajudaram a vÃtima, prestando os primeiros socorros. Após o trajeto da catraia ser concluÃdo, a mulher foi encaminhada a uma unidade de saúde de Guarujá.
A vÃtima fez tomografia e, pelas imagens, não foram encontradas fraturas. Ela teve alta médica do hospital no mesmo dia.