PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

Bacalhoada Vegana é a pedida para quem não come peixe na Sexta – Feira Santa

O chef Pietro Luigi Coccaro, vencedor do programa Masterchef + 2022 e morador de Santos, explica o passo a passo da receita. 

 

Foto: Imagem Ilustrativa / Ariana Pazzini

 

Foto: Redes Sociais

 

Por Vinícius Farias

Uma das mais tradicionais celebrações do povo cristão é a Páscoa, comemoração que relembra a crucificação e celebra a ressurreição de Jesus Cristo.  A data faz parte da Semana Santa, que tem início no “Domingo de Ramos”, dia que marca a entrada de Cristo em Jerusalém.

Durante a Semana Santa, os fiéis refletem muito sobre suas ações, inclusive na Sexta – Feira Santa, onde ocorre a privação de se consumir carne vermelha ou carne branca. Com isso, é comum que muitas pessoas substituam o alimento pelo peixe.  Possivelmente, a tradição começou na Idade Média, mas atualmente está bem diferente. Antigamente era comum jejuar toda sexta – feira. Além disso, muitos religiosos destacam que a realização do jejum é uma prática daqueles que desejam ser afastados do pecado.  No entanto, hoje em dia, poucas pessoas seguem a tradição.

Não é obrigatório comer peixe na data. Por isso, separamos uma receita vegana, que não leva frutos do Mar, nem carne, tanto para quem não gosta do alimento, ou quem prefere não consumir carne animal. O nome desse prato é “Bacalhoada Vegana”. Esta receita substitui a carne de peixe por palmito. Uma forma de fazer o prato tradicional da Páscoa chegar também aos que não consomem carne.

Em entrevista ao Portal Mais Santos, o chef Pietro Luigi Coccaro, vencedor do programa Masterchef + 2022 e morador de Santos,  ele conta que faz a Bacalhoada Vegana mais por conta de sua filha, que não gosta do Bacalhau tradicional. ” Minha filha ama esses “peixes crus, de restaurante japonês”,  mas não come Bacalhau. Se eu fizer uma Bacalhoada, tenho certeza que ela não vai colocar na boca. Ela é capaz de comer o palmito, a batata, mas o Bacalhau ela não come, ” o fato de ela não comer o Bacalhau, teria motivado ele a fazer a receita.

Segundo o chef, a receita deve vir acompanhada de arroz branco, comum e um vinho tinto. Outro acompanhamento interessante, é a “Farofa Vegana”, que segundo Pietro, dá uma mistura interessante.

 

Ingredientes: 

 

.  3 – Tomates

.  2 – Cebola Roxa

.  5 –  Batata Inglesa

.  2 – xícaras (de chá) de palmito fatiado ou em cubos

. 2 –  Pimentões Verde, vermelho e amarelo

. ½xícara (de chá) azeitona

. â…“ –  de xícara (de chá) de azeite

. ½folha alga nori bem picadinha

. 1 – Limão, cheiro verde, sal, pimenta

.  4 – Dentes de  alho picados

.  1 –  Pimenta Dedo de Moça

 

Modo de Preparo

 

. Laminar as batatas, os tomates, as cebolas e picar bem o alho

. Cortar o palmito em rodelas finas

. Cortar o Nori a Juliene

. Picar bem a cebolinha, a salsinha e a pimenta dedo de moça, sem semente

 

.Untar a refratária com azeite. Em seguida, colocar algumas camadas de batata, palmito, cebola e tomate.

 

. Salpicar na receita, o cheiro verde, a pimenta, adicionando sal e azeite.

 

. Repetir as camadas acima e temperar igual a camada anterior

. Adicione mais sal e azeite

 

. Embrulhe o recipiente com papel alumínio e coloque no forno pré-aquecido a 220°C , de 30 a 40 minutos ou até que as batatas estejam macias.

 

Foto: Imagem Ilustrativa / Ariana Pazzini