PUBLICIDADE

Regi√£o / Cotidiano

Baleia encontrada morta na Praia da Enseada poderia estar doente

Da Redação

A baleia encontrada encalhada e morta no √ļltimo domingo (25), na Praia da Enseada, em Guaruj√°, poderia estar doente. Essa √© a conclus√£o preliminar ap√≥s o exame de necropsia. A avalia√ß√£o foi realizada na manh√£ desta segunda-feira pelo Instituto Gremar, acompanhada por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) do munic√≠pio.

 - REVISTA MAIS SANTOSEm nota, a Semam afirma que a espécie foi identificada. Trata-se de uma baleia-de-bryde, macho, em avançado estágio de decomposição. Com aproximadamente 13,5m de comprimento, tinha cerca de 10 toneladas, mas estava abaixo do peso.

Isso pode indicar prov√°veis complica√ß√Ķes em seu estado de sa√ļde, o que poder√° ser comprovado depois de finalizadas as an√°lises das amostras colhidas do animal. Segundo o Gremar, em m√©dia, os laudos levam de 30 a 45 dias para ficar prontos.

A Semam também informou que, assim que o instituto concluiu a análise pós-morte, a baleia foi retirada do local com ajuda de maquinário pesado e levada a um local específico para ser enterrada.

Este √© o segundo caso de baleia desta mesma esp√©cie encalhada em Guaruj√° s√≥ neste m√™s. No dia 1¬ļ, uma f√™mea adulta de 9 toneladas e 14m de comprimento foi encontrada morta na Praia de Pernambuco.

O Gremar também deixa à disposição o telefone para quem avistar um animal encalhado: (13) 99711-4120.

Fotos: Divulgação/Instituto Gremar