Uma situação inusitada foi registrada por uma moradora do prédio da CDHU, localizado na Avenida Eva Pereira dos Santos, no Morrinhos 3, em Guarujá: vários cavalos deitados na área aberta do condomínio e alguns comendo a grama existente neste local.
Ela relata que, infelizmente, os animais frequentemente circulam pela região, alimentando-se de lixo. Pelas redes sociais outros moradores confirmam a informação e dizem que esta cena tem sido cada vez mais comum neste prédio.
“Já virou rotina, eles ficam todos comendo lixo dos latões que ficam expostos nas ruas, andando na avenida no meio dos veículos, todo dia de manhã vejo a mesma cena, isso já tem tempo e ninguém faz nada”, afirmou uma moradora.
Já outra moradora alerta para a saúde dos animais: “Eles precisam ser resgatados, olha a magreza”.
De acordo com a Prefeitura uma equipe será encaminhada ao local para vistoriar a situação.
A Administração alerta que para denunciar a presença de animais de grande porte soltos em vias públicas ou sob maus-tratos, a população pode acionar os canais de comunicação oficiais, como a Diretoria de Proteção e Bem-Estar Animal (13) 3387-7197; Guarda Civil Municipal (13) 3344-1400; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Segurança Climática (13) 3308-7885/7888; ou da Unidade de Vigilância em Zoonoses (13) 3355-6306.
O serviço de fiscalização ocorre de maneira integrada entre os setores citados, tanto para o recebimento de denúncias, quanto para o controle do cumprimento das leis. Os Códigos de Posturas Municipal (Lei 44/1998) e Sanitário Estadual (Lei 10.083/1998) preveem que os tutores sejam autuados com sanções que variam de R$ 324,15 a R$ 394,7 mil. Havendo reincidência, o tutor perde a posse do animal.
Imagens: @guaruja_mil_grau