PUBLICIDADE

Região / Cotidiano

CDL Santos Praia abre inscrições para o “Programa Caça Talentos” de olho na Páscoa; entenda

Projeto conecta quem busca oportunidades com quem oferece vagas de trabalho.

 

Foto: Imagem Ilustrativa / Freepik

Da redação

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Santos Praia, está com inscrições abertas para o “Programa Caça Talentos”. A ideia é unir quem busca um trabalho temporário, com oportunidade de efetivação, com quem oferece vagas de trabalho na época da Páscoa.

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), a projeção para o primeiro trimestre, que inclui a Páscoa, é de gerar cerca de 780 mil vagas temporárias no Brasil. Em relação ao ano passado, a expectativa é de um aumento de 6%. Os setores de indústria (45%), serviços (40%) e comércio (15%), já iniciaram a busca por mão de obra e são os que mais contratam.

Os interessados devem procurar a CDL pelo telefone (13) 3289-9495, que também é WhatsApp, ou ir até a sede na Avenida Marechal Deodoro, 13 – altos, Gonzaga, em Santos, de segunda a sexta, das 9 às 19h.

O presidente da CDL Santos Praia, Nicolau Miguel Obeidi, explica como funciona o projeto. “A CDL recebe os currículos e os estabelecimentos que estiverem buscando mão de obra, tem acesso a este banco de talentos. É a chance de muitas pessoas serem reinseridas no mercado de trabalho. Além disso, a CDL faz as entrevistas e direciona estas pessoas para as vagas que estão disponíveis”, comenta.

E para conseguir o tão sonhado emprego, a mentora de recolocação profissional, Beatriz Minte de Almeida, dá algumas dicas em como os candidatos devem se comportar numa entrevista. “Preparei algumas orientações, mas também é importante ficar atento a outras questões. Caso a pessoa esteja ansiosa, vá ao banheiro, beba uma água. No dia anterior, procure baixar a adrenalina, ouça músicas positivas; evite café e energéticos e na hora da entrevista, responda o que é perguntado, sem fazer autoelogios; destaque as habilidades, sem parecer presunçoso”.

Dicas para uma entrevista bem-sucedida:

– Veja antes a rede social da empresa;
– Leve uma cópia do currículo impressa (revise o português antes);
РApresente um documento de identifica̤̣o com foto para comprovar que ̩ o candidato agendado (principalmente se a entrevista for em pr̩dios comerciais);
РChegue com 10 minutos de anteced̻ncia;
– Silencie seu celular e evite olhá-lo durante a entrevista;
– Cadastre sua carteira de trabalho digital no celular ou leve a versão física.

Apresentação pessoal

РTome banho e escove os dentes (aten̤̣o com o excesso de perfume e maquiagem);
– Evite fumar antes e durante a entrevista;
РEvite mascar chiclete durante a conversa (atrapalha a dic̤̣o e gera constrangimentos);
– Evite ir com roupas informais (regata, decote, shorts, bermuda, chinelo)
– Evite ir com saltos muito altos ou com rasteirinha, crocs ou similar.

Comunicação 

РSeja verdadeiro (lembre-se que o RH confere as refer̻ncias profissionais);
– Evite criticar/falar mal das empresas nas quais já trabalhou/estagiou;
– Cuidado com excesso de informalidade no vocabulário, por exemplo: apelidos, gírias, palavrões, diminutivos ou elogios pessoais (querida, linda, flor);
– Expresse seus valores pessoais dando exemplos de ações e destacando suas habilidades (exemplo: se a empresa valorizar a responsabilidade social, conte sobre seus trabalhos voluntários);
РTire suas d̼vidas sobre a vaga com calma e clareza, explicando o motivo de cada pergunta;
– Lembre-se de agradecer a oportunidade ao final da entrevista e se colocar à disposição para futuras dúvidas/oportunidades.