Por Alexandre Piqui
Na segunda-feira (15), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Em São Vicente, o Conselho Municipal do Idoso tem realizado um trabalho efetivo para reduzir os casos de agressões, principalmente neste período de maior isolamento social.
Segundo a Luciana Servinsckins, presidente da entidade vicentina, denúncias têm chegado pelo e-mail conselho2019@gmail.com e encaminhadas ao Ministério Público. “A gente precisa refletir e conhecer que agressão e desrespeito aos mais velhos existem. É preciso denunciar para combatermos juntos esses tristes fatos”, diz.
O órgão atua em diversas situações como em casos de violações do direito do idoso, violência contra a pessoa idosa, maus-tratos e negligência. Também atua em parceria com o poder público para que sejam criadas e executadas políticas públicas.
A presidente eleita pela sociedade civil através de um conselho deliberativo composto por pessoas acima de 60 anos, representa a Loja Maçônica Hypupiara, em São Vicente e celebra os últimos avanços conquistados pela entidade.
“Com o apoio da deputada federal Rosana Valle (PSB), foi destinado ao Conselho Municipal do Idoso um kit equipagem. É um automóvel zero quilômetro, mobiliários, materiais de informática para reforçar a estrutura e ajudar no apoio as questões relacionadas ao idoso”, destaca Luciana. Os itens devem chegar em breve à Cidade.

Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Segundo o IBGE, são pelo menos 30 milhões de idosos no Brasil. A data que conscientiza o combate a violência a este seguimento da sociedade foi criada em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES).
Denúncias podem ser feitas através do Disque 100. Em até 24 horas são encaminhas à Secretaria de Assistência Social do Município. Automaticamente às queixas são repassadas ao Conselho Municipal do Idoso para que as providências sejam tomadas.
Foto: Reprodução