Da Redação
A preocupação com a falta d’água não atinge a Baixada Santista. Quem garante é a Sabesp, que afirma que a atual produção de água tratada na Região Metropolitana está, em média, 82% do considerado normal e a evolução depende da climatologia.
Segundo a estatal de água e saneamento básico, a captação acontece por barragem a fio d’água em mananciais de serra e rios. E graças ao sistema de abastecimento integrado entre os municípios, é possível a transferência da água, reforçando regiões onde os mananciais sentem mais rapidamente um período de estiagem.
Um exemplo está em Guarujá e Praia Grande, onde o abastecimento segue de forma regular com o reforço de outras cidades: Guarujá com uma travessia subaquática interligada a Santos (tubulação que atravessa o Estuário) e atendida pela ETA Cubatão; e Praia Grande com a Estação de Tratamento de Água (ETA) Mambú/Branco, em Itanhaém. A Sabesp, com isso, está preparada para atender a população da Baixada Santista e garantir a segurança hídrica.
“A Sabesp conta com um sistema integrado de abastecimento de água entre as cidades da região metropolitana da Baixada Santista. A água bruta é captada em 26 mananciais que abastecem 16 sistemas produtores da região, de onde, após as estações de tratamento, a água potável é encaminhada aos 50 reservatórios da região. A partir destes centros de reservação, segue pelas redes de distribuição aos imóveis”, explica a empresa.
Cava da Pedreira
A Sabesp lembra, ainda, que foi publicado em maio o o edital de licitação para construção do reservatório da Cava da Pedreira, que vai garantir a segurança hídrica para Guarujá, principalmente nos períodos de estiagem e de alto consumo, como pico do turismo no verão.
Construído na área continental de Santos, terá capacidade para 3 bilhões de litros da água bruta dos rios Jurubatuba e Jurubatuba Mirim, o que permitirá aumentar substancialmente a produção de água da estação de tratamento que abastece a região.
“As obras serão iniciadas após a assinatura do contrato, que acontecerá ao término do processo licitatório. A emissão de autorização de serviços está prevista para 2022”, reforça a estatal.
Emergências
Para emergências nos serviços prestados pela Companhia, moradores ou turistas devem entrar em contato com a Central de Atendimento que funciona durante 24 horas, pelos telefones 0800 0550195 ou 195 (ligação gratuita). Assim os endereços são vistoriados para esclarecimentos e avaliação de eventuais providências.